Nova diretoria da ABCZ toma posse em Uberaba

Associação é referência no melhoramento da carne bovina e criação de zebu

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

A nova diretoria da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) tomou posse, neste sábado (4/2), em cerimônia realizada no Centro de Eventos Rômulo Kardec de Camargos, em Uberaba, no Triângulo Mineiro. O vice-governador, Professor Mateus, participou do evento, que instituiu o nome de Gabriel Garcia Cid para a presidência da associação no triênio 2023-2025.

Criada em 1934, a ABCZ tem como objetivo defender os direitos dos produtores rurais. A associação conta com mais de 22 mil associados em todo o país, e é responsável pela organização da ExpoZebu, maior feira de pecuária zebuína do mundo. 

Também estiveram no evento o ministro de Agricultura e Abastecimento, Carlos Fávaro, e a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo.

O vice-governador ressaltou a importância da associação para o estado e, também, para o país. “A ABCZ é o coração da genética de melhoramento da carne bovina. O Brasil não seria o que é em termos de pecuária e produção bovina não fosse a atuação da ABCZ há mais de cem anos. É um orgulho muito grande ter aqui em Uberaba o centro da tecnologia genética do Brasil, que exporta para o mundo inteiro", disse.

"O Governo de Minas continuará trabalhando pela pecuária do estado, que tem  reflexo em todo Brasil. Temos muito orgulho de ter anunciado na ExpoZebu do ano passado que Minas passou a ser área livre de febre aftosa e que a vacinação do gado estaria dispensada a partir deste ano, cuja expectativa é gerar uma economia de R$ 700 milhões aos produtores. É um valor que pode ser investido para melhorar a produção. E seguiremos, ao lado do produtor, fazendo o que for possível para que sejamos o centro da genética nacional", acrescentou.

Pró-genética

O secretário, Thales Fernandes, também acompanhou a cerimônia de posse. Segundo ele, a proximidade com a associação é valiosa para o estado. "É um prazer para o Governo de Minas e a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento dar continuidade às parcerias com a ABCZ, que têm rendido bons frutos, como o Programa Pró-Genética, com resultados fantásticos para a pecuária mineira. E é uma grande satisfação estarmos aqui em Uberaba, o polo mundial de criadores do boi zebu, para prestigiarmos a posse da nova diretoria", afirmou.

Nova diretoria

Natural de Sertanópolis, no interior do Paraná, Gabriel Cid é membro da terceira geração de uma família que atua no melhoramento de gado zebu no Brasil. Ele já foi diretor e presidente da Associação dos Neloristas do Paraná e fez parte da diretoria da ABCZ na última gestão.

Além do presidente, foram eleitos três vice-presidentes, além de 13 diretores e membros do conselho fiscal e conselho consultivo. A chapa “ABCZ Mais Forte” encabeçada por Gabriel Cid recebeu 1,9 mil votos e venceu a disputa contra a chapa “ABCZ pra Você” que tinha a frente Fabiano França Mendonça.

Durante o evento, o presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid, reafirmou as metas da gestão que ficará à frente da associação pelo triênio 2023-2025.

“Entre os patrimônios da ABCZ, o de maior valor são as pessoas: nossa equipe e todos aqueles que trabalham direta ou indiretamente com a pecuária nacional. Reconhecemos a missão que nossos associados têm de promover a segurança alimentar no Brasil e no mundo, com carne e leite de qualidade. Os números mostram que, dos 224 milhões de bovinos do Brasil, mais de 80% têm sangue zebu”, apontou.



Últimas