Nova presidência da Fundação Hemominas é empossada em cerimônia solene

Fundação inicia novo ciclo de gestão mantendo compromisso de ampliar excelência no atendimento e fortalecer a saúde pública em Minas Gerais 

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

Em cerimônia marcada por reconhecimento, compromisso e expectativas, Kelly Nogueira Guerra assumiu oficialmente a presidência da Fundação Hemominas nesta sexta-feira (29/8).

A solenidade, realizada no auditório da instituição, em Belo Horizonte, contou com a presença de autoridades estaduais e municipais, servidores e convidados.

A cerimônia foi conduzida pelo secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Fábio Baccheretti, que presidiu o ato solene de posse, representando o governador do Estado, Romeu Zema.

“Estou muito honrada com a presença de cada um de vocês nesse momento tão importante para a Hemominas e para mim. Assumir a presidência é mais que um marco profissional, é um compromisso com a vida, com a saúde pública e com cada cidadão que depende do nosso trabalho. O desafio é imenso por si só, mas ser a primeira presidente não-médica da história da Hemominas carrega um simbolismo ainda maior”, destacou Kelly em seu discurso.

Já Baccheretti enfatizou o papel estratégico da Hemominas dentro do Sistema Estadual de Saúde e no cenário nacional. “A Fundação Hemominas é sinônimo de excelência, garantindo à população o melhor sangue do Brasil. A qualidade das nossas bolsas de sangue é maior que a de qualquer banco de sangue público ou privado. Estamos plantando muitas sementes, pois sabemos que se a gente continuar investindo aqui, novos frutos teremos”, afirmou.

A nova presidente teve a nomeação publicada no Diário Oficial de Minas Gerais em 18/7/2025, por designação do governador. Na ocasião, ela apresentou sua declaração de bens e firmou o compromisso de exercer o cargo com probidade e dedicação, conforme estabelece a Constituição do Estado.

Perfil

Com 33 anos de experiência dedicados ao serviço público, Kelly Nogueira é administradora, mestre em Administração Pública e possui especializações em Acreditação Hospitalar, Gestão de Custos e Gestão da Informação. Atua na Hemominas desde 2003, onde ocupou cargos de liderança nas áreas de planejamento estratégico e gestão institucional.

Também foi consultora do Ministério da Saúde entre 2015 e 2017 e, anteriormente, exerceu funções de coordenação na SES-MG.Ela sucede a Júnia Guimarães Mourão Cioffi, que se aposentou após mais de três décadas de dedicação à Fundação Hemominas, dos quais 14 na presidência da instituição. 

 



Últimas