Nova Serrana, no Centro-Oeste, ganha novo prédio escolar

Unidade de ensino irá atender até 406 alunos por turno; obras foram entregues pelo Governo de Minas nesta terça (14/6)

O Governo de Minas concluiu, nesta terça-feira (14/6), a construção de uma escola localizada no bairro Mariana Martins, em Nova Serrana, no Centro-Oeste de Minas. O prédio tem capacidade para 406 alunos por turno, com 14 salas de aula, biblioteca, sala de informática, quadra poliesportiva coberta, vestiários, sala de reuniões, salas de secretarias, sala de direção e refeitório.

Gil Leonardi / Imprensa MG

O novo prédio atenderá a uma importante demanda educacional dos moradores da cidade.

A partir de agosto, após o período de férias, os alunos da Escola Estadual Frei Anselmo, uma outra unidade escolar de Nova Serrana, começarão a ocupar o novo edifício. Enquanto isso, a escola Frei Anselmo será reformada para melhor atender aos 650 alunos dos anos finais dos ensino fundamental e do ensino médio, que hoje estudam na unidade. O projeto para a reconstrução completa desse prédio escolar já está sendo elaborado, com recursos do programa Mãos à Obra na Escola.

A nova escola do bairro Mariana Martins foi construída pela atual gestão estadual em parceria com a prefeitura municipal, que ficou responsável por licitar e acompanhar toda a obra. As intervenções começaram em 2020 e contaram com o investimento de R$ 4,1 milhões, sendo R$ 3,3 milhões (valor aproximado) de recursos do Estado e a outra parte em contrapartida do município.

O governador Romeu Zema visitou as instalações da nova unidade escolar nesta terça-feira e ressaltou os investimentos na área da educação, desde o início da gestão.

“Encontramos uma educação com várias escolas em situação precária. E, com investimentos e parcerias certas, estamos mudando essa realidade. Reformamos mais de 1.300 unidades de ensino e, hoje, entregamos esse prédio novo, moderno", disse. "Esta escola, construída nesta gestão, será importante para acompanhar o desenvolvimento econômico de Nova Serrana", completou.

A secretária de Educação, Julia Sant'Anna, que acompanhou o governador na visita, disse que a entrega da escola é resultado de parcerias certas e trabalho focado na melhoria da educação de Minas Gerais.

“Estamos muito felizes com essa entrega, pois a nova escola é uma demanda antiga. À frente da pasta, não tenho medido esforços para alcançar as metas e resultados que são frutos de investimento em projetos como o Mãos à Obra e o Trilhas de Futuro. Estamos construindo onde precisa e reformando onde há necessidade. Essa escola, de Nova Serrana, é um exemplo do que estamos fazendo para entregar, cada vez mais, um ensino público de qualidade aos mineiros”, concluiu  a secretária de Educação.

Gil Leonardi / Imprensa MG

Transporte dos alunos

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE), vai repassar um recurso adicional de R$ 120 mil para que a prefeitura municipal possa realizar o transporte dos alunos da escola Frei Anselmo para o novo prédio. A ação é necessária já que os alunos da antiga sede moram em diferentes bairros.

Mãos à Obra

O programa Mãos à Obra nas Escolas representa o maior investimento feito por uma gestão estadual em infraestrutura nas unidades de ensino de Minas Gerais. Já são mais de R$ 482 milhões empregados em 2.158 obras de 1.326 instituições em todo o estado, a partir de critérios técnicos, observando a urgência e o estado crítico das instalações, além de 125 unidades de ensino que terão novas quadras poliesportivas, contempladas na sexta etapa da iniciativa, anunciada em dezembro do ano passado.

Entre as intervenções, estão a construção de muros, reforma de telhados, banheiros, cozinha, refeitórios, rede elétrica, reforço estrutural de salas de aula, quadras e reforma geral de instalações.