Nova UPA de Coromandel vai melhorar atendimento e acesso à saúde na região

Unidade vai permitir aos 30 mil habitantes obter suporte de média complexidade sem precisar sair da cidade; Estado repassou mais de R$ 5,9 mi para reforma do espaço

A população de Coromandel, no Alto Paranaíba, será beneficiada com uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que vai melhorar o acesso à saúde no município. O governador Romeu Zema vistoriou, nesta segunda-feira (25/3), o andamento das obras de reforma e ampliação do espaço localizado na Avenida Municipal, no centro da cidade.

Em setembro de 2023, o Governo de Minas repassou R$ 5,94 milhões em recursos estaduais para as obras, que têm previsão de conclusão, segundo o município, para o segundo semestre de 2025.

Com a nova estrutura, os 30 mil moradores da cidade não precisarão mais se deslocar para outros municípios – como Monte Carmelo, Patrocínio, Patos de Minas ou Uberlândia - para conseguir atendimento, uma das prioridades nas ações de saúde traçadas nesta gestão.

“Essa UPA é um marco para a cidade. É uma estrutura que já estava aqui há mais de 30 anos e agora passa por obra para ser totalmente remodelada, ampliada. Terá mais equipamentos para melhor atender à população. Este é um compromisso da minha gestão e estamos no caminho certo para levar mais saúde de qualidade para os mineiros”, disse o governador.

Atualmente, o único Pronto Atendimento (PA) do município funciona em uma estrutura alugada. Após a reforma do prédio, será possível atendimento de fácil acesso, de qualidade e humanizado, com plena capacidade para suprir a demanda local.

O secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, ressaltou que a nova unidade vai ampliar o atendimento na cidade, inclusive com a realização de cirurgias.

“Essa UPA traz um detalhe especial, pois ela ela será mais sustentável financeiramente. A partir do momento em que estiver aberta e habilitada, recursos estaduais e federais começarão a chegar para custear, tirando da prefeitura esse peso, já que a saúde, geralmente, consome, em média, 30% do orçamento municipal. Então, dessa maneira o município poderá gerir melhor os recursos públicos. Além disso, com este novo equipamento, teremos a possibilidade de aumentar as cirurgias eletivas, por meio do Operar Mais, programa que é sucesso no estado inteiro”, explicou o secretário.

Após a ampliação e reforma da UPA, a previsão de atendimento da unidade é de uma média de 4 mil pessoas por mês, que poderão contar com serviços de média complexidade em clínico geral, ginecológico e pediátrico, entre outros, sem ter de percorrer até 160 quilômetros para serem atendidas.

"É uma grande realização para a cidade, uma demanda antiga da população que finalmente está se tornando uma realidade", ressaltou o prefeito de Coromandel, Pedro Breno.

Repasses

Coromandel é um dos municípios que foram contempladas na macrorregião, conforme a Deliberação CIB-SUS/MG Nº 4.155 de 19 de abril de 2023, que aprovou o primeiro aditivo ao Plano de Ação Regional da Rede de Atenção às Urgências da Macrorregião Triângulo do Norte, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado de Minas Gerais.

UPA

A UPA é um serviço do SUS, de complexidade intermediária, que conta com equipes multiprofissionais para atendimento aos usuários.

O funcionamento 24 horas, em todos os dias do ano, é fundamental para a manutenção dos pacientes em observação, para elucidação diagnóstica ou estabilização clínica.

Essas unidades podem resolver grande parte das urgências e emergências. Quando o paciente chega à UPA, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por 24 horas.

“A Prefeitura de Coromandel terá um sistema de saúde capaz de resolver quase 90% dos casos dentro do próprio município, usando pouco a estrutura dos grandes centros. Os deslocamentos agora serão minoria, diferente da realidade passada”, acrescentou o secretário Fábio Baccheretti.

São exemplos de situações em que se deve procurar uma UPA 24 horas: se o paciente apresentar pressão alta; febre alta acima de 39º C; fraturas e cortes com pouco sangramento; infarto e derrame; queda com torsão e muita dor ou suspeita de fratura; cólicas renais; intensa falta de ar; convulsão; dores fortes no peito; vômito constante; entre outros.

Outros compromissos

Já no Noroeste de Minas, o governador Romeu Zema se reuniu com prefeitos e lideranças de Vazante, Guarda-Mor e Paracatu. Além de ouvir demandas municipais e da região, ele também conversou com a população e destacou avanços do Governo de Minas para melhorar a vida das pessoas, como a geração de mais empregos e renda para os mineiros.