Novo mapa estratégico é um dos destaques dos 110 anos do Ipsemg

Rede própria e credenciada vai da atenção básica à alta complexidade; instituição é patrimônio do servidor público estadual

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) completa, nesta terça-feira (6/9), 110 anos de existência. Neste longo período como referência no Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) para os servidores estaduais de Minas Gerais, a instituição oferece assistência à saúde, por meio de uma rede própria e credenciada especializada e qualificada no atendimento que vai desde a atenção básica até a alta complexidade.

Atualmente, são mais de 845 mil beneficiários da assistência à saúde, 31 mil pensionistas, seis mil servidores ativos e inativos presentes em todo o estado e, ainda, presença firmada em 55 municípios estratégicos por meio de suas unidades regionais. Além disso, o plano de saúde do Ipsemg é o segundo maior de Minas Gerais e o sexto maior do Brasil em número de beneficiários, resultado alcançado por meio da rede de parceiros conveniados que efetivam a assistência à saúde no interior do estado.

Na capital, estão localizadas as principais unidades próprias de saúde: o Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP); o Centro de Especialidades Médicas (CEM); a Gerência Odontológica (Geodont) e a Sala Ipsemg, na Cidade Administrativa de Minas Gerais, com o objetivo de atender servidores da sede do Executivo estadual e os beneficiários que residem na região.

“Comemorar esta data proporciona um sentimento de muita alegria e satisfação, pois reafirmamos a que veio o Ipsemg. Neste dia especial de comemoração, registro o meu reconhecimento e gratidão a todos os envolvidos nesta jornada”, destaca a presidente do instituto, Luiza Campos.

Mapa estratégico

Umas das novidades para as comemorações pelos 110 anos do instituto é, segundo Luiza, um novo Mapa Estratégico do Ipsemg, que será apresentado até o fim de 2022. A construção desse planejamento, conforme a presidente, virá junto "com a implementação do novo site, renovando e reforçando ideias relativas ao propósito da instituição”, pontua.

Também estão entre os objetivos do Ipsemg para aprimoramento de gestão: maior integração entre as unidades regionais e rede própria de saúde, modernização dos processos administrativos, de auditoria e dos sistemas de concessão de benefícios, adequação da previdência para a obtenção dos certificados da pró-gestão, o censo previdenciário, obras nas unidades de saúde, entre outros.

Momento atual

Na área da Previdência, o Ipsemg operacionaliza e tem reestruturado a área de investimentos do Fundo Financeiro de Previdência (FFP-MG), trabalhando por uma gestão mais sustentável deste serviço.

No que se refere à saúde, o instituto tem investido em obras em suas unidades próprias e em modernização de equipamentos. Hoje, o HGIP conta com raios-x digitais e sistemas de vídeo para realização de cirurgias complexas, entre outros equipamentos para o atendimento na urgência, CTIs e pediatria.

*Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições.