Obras da Copasa resolvem problema histórico de abastecimento em Urucânia
Foram investidos mais de R$ 1 milhão para solucionar um rodízio que afetava o distrito de Bom Jesus dos Cardosos desde 2019
As obras de ampliação e melhorias no sistema de abastecimento de água no distrito de Bom Jesus dos Cardosos, pertencente ao município de Urucânia, concluídas neste segundo semestre, colocaram fim ao rodízio no abastecimento de água que afetava a população desde 2019.
Entre os meses de junho de 2023 e julho de 2024, a Copasa investiu R$ 1,1 milhão na perfuração, equipagem e urbanização dos poços C-04 e C-06, implantou 600 metros de redes adutoras de água bruta e outros 1.686 metros de redes de adutoras de água tratada.
A obra também incluiu as construções de um posto de cloração e de uma estação elevatória de água tratada, além de automatizar todo o sistema de abastecimento distrito.
A gerente da Copasa na região, Rosângela de Faria e Coelho, explicou que foi necessário realizar o rodízio no abastecimento devido à baixa vazão dos poços existentes e de não haver fonte alternativa para captação superficial.
“Entre os anos de 2019 e setembro de 2022, a Copasa abasteceu Bom Jesus dos Cardosos em forma de rodízio por meio dos poços profundos E-01, C-02 e C-03. Todavia, neste mês em 2022, o poço E-01 secou, pois funcionava 24 horas por dia, e os outros dois reduziram a vazão”, explicou.
“Desde então, complementamos o abastecimento na localidade com o auxílio de quatro caminhões-pipa por dia com capacidade de 18 metros cúbicos cada um. Juntando a água captada nos dois poços com a água disponibilizada pelo caminhão-pipa, disponibilizamos uma média de 90 mil litros de água tratada por dia aos moradores do distrito desde setembro de 2022”, destacou.
Durante o período de rodízio, a Copasa abastecia a região 01, composta pelo Trevo da Sorte, Bela Vista e parte do bairro Centro (Rua Geraldo Marcolino Luna) durante nove horas por dia. Já a região 02, composta pelo bairro Centro, local com maior concentração de moradores, o abastecimento era disponibilizado durante 15 horas por dia.
Pouco tempo após a conclusão das obras, o resultado do investimento já pode ser notado. A vazão dos poços C-02 e C-03, trabalhando em conjunto por cerca de 20 horas por dia, era de 4,6 litros por segundo. Após o investimento e incremento dos poços C-04 e C-06, a operação foi reduzida para aproximadamente 13 horas por dia, e a vazão aumentou para 10,86 litros por segundo (cerca de 500 metros cúbicos ou 500 mil litros de água tratada por dia).
“Desde que a Copasa assumiu a operação do sistema de abastecimento de água em Bom Jesus dos Cardosos realizamos melhorias pontuais no sistema, porém nosso objetivo sempre foi o de acabar em definitivo com o rodízio no abastecimento na localidade”, disse o superintendente da Unidade de Negócio Leste (UNLE) da Copasa, Albino Campos.
“Recentemente, iniciamos e concluímos essa importante obra que já está proporcionando um abastecimento mais eficiente, regular e contínuo para 1,7 mil das 1.950 pessoas que moram no distrito”, completou.
A balconista Sabrina Souza de Almeida, que mora com as duas filhas e o marido em Bom Jesus dos Cardosos, foi uma das beneficiadas com as obras da Copasa no distrito.
“Antes da realização das obras era muito difícil. A água chegava na minha casa uma ou duas vezes por semana. A conclusão desse trabalho foi muito boa, porque agora temos água 24 horas por dia. Sabemos que temos que economizar este importante recurso, mas temos a certeza que, se precisarmos, ligaremos as nossas torneiras e a água estará lá em nossas casas”, comemorou.
Quem também agora tem água nas torneiras de casa durante todo o dia é a doméstica Marli Aparecida Vital Cunha. Ela mora na Rua Geraldo Marcolino Luna, no bairro Centro, há cerca de 50 anos e disse estar grata pelas obras. Segundo Marli, os momentos difíceis que viveu durante o rodízio ficaram no passado.
“Conviver com o racionamento de água em nosso distrito foi muito complicado, pois tivemos que regrar muito o uso da água em nossa casa. Durante o dia não tínhamos o abastecimento, que só era feito à noite. Agora as coisas mudaram completamente. Não precisamos mais nos preocupar se teremos ou não água no dia seguinte, pois sabemos que foi feito um grande investimento, e a água estará em nossas torneiras com pressão e qualidade”, finalizou.
Além do término do rodízio no abastecimento e aumento da oferta de água, as intervenções também geraram empregos diretos no município, o que impulsionou a economia com a aquisição de material no comércio local.