Obras de pavimentação da MG-402, entre Pintópolis e Urucuia, avançam no Norte de Minas

Equipes de trabalho executam terraplenagem do trecho de 73 quilômetros que receberá asfalto

As obras de pavimentação da MG-402, entre os municípios de Pintópolis e Urucuia, seguem em ritmo acelerado no Norte de Minas. A etapa de terraplenagem foi iniciada no trecho de 73 quilômetros da tão sonhada obra, pleiteada há décadas pela população local. O investimento é da ordem de R$ 120 milhões e será executado em 24 meses, conforme prazo contratual.

Até o momento, já foram executados 6 quilômetros de terraplenagem, incluindo a limpeza e o desmatamento da faixa de domínio e melhorias de pontos críticos da rodovia, como forma de evitar danos no período de chuvas que se aproxima. Em paralelo, as equipes do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DER-MG) executam serviços topográficos, instalação de canteiro de obras e trabalham na ampliação da mobilização de mais maquinários e trabalhadores para ampliar as frentes de serviços.

O objetivo da obra é a integrar a região Norte e Noroeste de Minas, vales do Jequitinhonha e Mucuri e sul da Bahia, facilitando o transporte de grãos, que é a base da economia da região, além de melhorar a logística e a qualidade de vida da população de toda região.

A pavimentação da estrada, somada à construção da ponte em São Francisco que também está em andamento, reduzirá em mais de 300 quilômetros o trajeto entre o Noroeste de Minas e Montes Claros.

Ponte São Francisco

As obras de construção da ponte sobre o Rio São Francisco, na MG-402, também seguem a todo vapor. Neste momento, a empresa segue implantando os pilares que darão suporte à estrutura.

Já foram executados os serviços de sondagem área, escavações do aterro na faixa de domínio na margem direita, escavações e enrocamento do pátio de vigas pré-moldadas e regularização do solo de acesso ao areal. Os investimentos são da ordem de R$ 137 milhões.

Aguardada há mais de 70 anos pela população do Norte de Minas, a ponte será uma das maiores do estado com 1.120 metros de extensão e 13,8 metros de largura.  O empreendimento também integra o Provias e vai favorecer a mobilidade em geral no acesso ao Distrito Federal.

Atualmente, a travessia do Rio São Francisco é feita por balsas. Com a construção, a expectativa é agilizar a circulação de mercadorias e pessoas na região e também para outros estados.

Provias

Com mais de R$ 2 bilhões em investimentos, o Provias vai requalificar trechos da malha mineira com obras de pavimentação, construção de pontes e recuperação funcional das rodovias.

O programa também trará reflexos econômicos positivos para o estado. A expectativa é que sejam gerados 8 mil empregos diretos e 24 mil indiretos com a execução das obras.

Parte dos recursos utilizados no Provias é referente ao Termo de Medidas de Reparação assinado com a Vale, em função do desastre de Brumadinho. O termo judicial visa reparar os danos decorrentes da tragédia, que tirou 272 vidas e gerou uma série de impactos sociais, ambientais e econômicos na bacia do Rio Paraopeba e em todo o Estado de Minas Gerais. O programa também conta com verbas provenientes de convênios e emendas parlamentares estaduais e federais, parcerias com empresas e de convênios com prefeituras.