Obras na MG-190, entre Abadia dos Dourados e Uberlândia, estão com 97% dos trabalhos concluídos

Previsão é a de que todo serviço seja finalizado ainda em novembro

As obras de recuperação da MG-190, no trecho entre Abadia dos Dourados ao entroncamento da BR-365 para Uberlândia, estão na fase de conclusão. O avanço físico das intervenções já atinge 97% de obras concluídas.

DER / Divulgação

As equipes do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) já finalizaram as etapas de pavimentação e conservação. Os trabalhos, neste momento, estão concentrados na sinalização horizontal e nos serviços de drenagem da pista, o que já foi realizado em um quarto de todo trecho. Além disso, a rodovia vai receber reforço na sinalização vertical com a instalação de placas educativas de regulamentação e de advertência, previstas para até o final de novembro. São 58,3 quilômetros totalmente recuperados em uma das principais ligações do Triângulo Mineiro com o Alto Paranaíba. Com investimento de mais de R$ 40 milhões, esta é mais uma melhoria contemplada pelo Provias, maior pacote de obras rodoviárias da última década do Governo de Minas. Recuperação Funcional A recuperação funcional de rodovias tem como objetivo restabelecer as condições iniciais do pavimento, garantindo assim suas funcionalidades. Trata-se de uma manutenção preventiva, feita antes de ocorrer o desgaste total, adiando a necessidade da realização de restauração. O serviço é realizado em três etapas, a começar com o tapa-buraco e remendos profundos, dependendo do caso, além do reperfilamento ou fresagem (colocação de uma nova camada de asfalto para nivelar e corrigir) do pavimento. Em seguida, é aplicada uma camada de revestimento asfáltico. O revestimento asfáltico é a camada superior destinada a resistir diretamente às ações do tráfego e transmiti-las de forma atenuada às camadas inferiores, impermeabilizando o pavimento, além de melhorar as condições de rolamento. A obra é finalizada com a pintura da sinalização horizontal, implantação de tachas refletivas no eixo e bordos, além da revisão da sinalização vertical com colocação de novas placas e o reestabelecimento dos dispositivos de drenagem.

Provias

Considerado o maior programa de recuperação rodoviária da última década, o Provias, do Governo de Minas, tem como objetivo reverter a situação precária em que se encontram muitas rodovias mineiras devido ao baixo investimento realizado por gestões anteriores na manutenção das estradas. O programa leva mais segurança e investimentos para o estado.

O programa conta com R$ 2 bilhões em investimentos, que estão sendo aplicados em mais de cem intervenções em rodovias de Norte a Sul do estado.

Dos recursos destinados ao Provias, R$ 1,4 bilhão é originado do Acordo Judicial assinado com o objetivo de reparar danos decorrentes do desastre de Brumadinho, que tirou 272 vidas e gerou uma série de impactos sociais, ambientais e econômicos na bacia do Rio Paraopeba e em todo o estado de Minas Gerais.

Além disso, cerca de R$ 120 milhões têm origem no Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC) firmado entre o Governo de Minas e a Fundação Renova. O restante é fruto de convênios e emendas parlamentares estaduais e federais, parcerias com empresas e convênios com prefeituras.