OGE/MG participa do Seminário Nacional de Ouvidoria, em Manaus

Encontro visa fortalecer os trabalhos das instituições que representam o cidadão junto à administração pública

  • ícone de compartilhamento

A Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais (OGE/MG) participou, em Manaus (AM), do Seminário Nacional de Ouvidoria. O evento, promovido pela Controladoria-Geral da União (CGU), em parceria com a Controladoria-Geral do Estado do Amazonas e o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, é mais uma ação de fortalecimento e troca de experiências entre as ouvidorias públicas, que representam o cidadão junto à administração pública.

“A Rede Nacional de Ouvidorias é um espaço de construção conjunta de boas práticas e o seminário nacional é uma excelente oportunidade de compartilhar experiências entre as ouvidorias públicas, visando ao aprimoramento contínuo dos serviços com foco no cidadão”, explicou a ouvidora-geral adjunta do Estado, Gabriela Siqueira, que representou a ouvidora-geral do Estado, Simone Deoud, no seminário no Norte do país.

No primeiro dia do encontro, os palestrantes abordaram temas relevantes às ouvidorias, como Proteção a denunciantes no Brasil - avanços e perspectivas; Modelo de Maturidade em Ouvidoria Pública e sua aplicação em redes subnacionais; Boas práticas em ouvidoria pública; Ouvidoria, transparência e populações em situação de vulnerabilidade; Lei Geral de Proteção de Dados e o Papel do Ouvidor. Já nesta quinta (7/4), segundo e último dia do evento, foram realizadas duas assembleias da Rede Nacional de Ouvidorias que fazem parte da conclusão dos trabalhos e uma oficina de planejamento Desenhando a Rede Nacional de Ouvidorias.

Também participaram da ação nacional o ouvidor-geral da União e coordenador da Rede Nacional de Ouvidorias, Valmir Gomes Dias, o coordenador da Controladoria-Geral da União (CGU), Marcos Monteiro, a ouvidora-geral do Distrito Federal, Cecília Souza da Fonseca, além de representantes das ouvidorias públicas de todo o país.

Conselho diretivo

A OGE/MG integra o Conselho Diretivo da Rede Nacional de Ouvidorias que lidera mais de 2 mil unidades de ouvidorias do Brasil. O conselho é formado pela Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais; Ouvidoria-Geral do Distrito Federal; Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes; Tribunal Regional que Eleitoral do Ceará; Dataprev; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná – IFPR. O seminário completo pode ser assistido no canal da CGU no Youtube.



Últimas