Olimpíada Nacional de Eficiência Energética está com inscrições abertas para professores e estudantes do 8º e 9º anos

Empresas de energia de todo o país promovem disputa com o objetivo de premiar a propagação de boas práticas no uso da energia elétrica e sustentabilidade entre os jovens

  • ícone de compartilhamento

ONEE / Divulgação

Estão abertas até 21/10 as inscrições para professores e estudantes do 8º e 9º anos do ensino fundamental de escolas públicas e privadas de todas as regiões do país para a 2ª Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE 2022). Em Minas Gerais, a Cemig é uma das distribuidoras que apoia realização e continuidade do evento em âmbito nacional. Essa participação da Cemig reafirma o compromisso do Programa de Eficiência Energética na promoção da educação para o uso seguro e eficiente da energia.

A olimpíada irá levar informações sobre o uso racional da energia elétrica, além de contribuir para a criação de uma geração de consumidores conscientes, quantificando esse conhecimento por meio de desafios e provas. Os interessados poderão confirmar sua participação na disputa, acessando o ícone “Inscrições” no site https://onee.org.br/olimpiada. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 606 9130.

A ONEE 2022 é uma iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), conta com a coordenação do Instituto da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (IAbradee) e com a realização de concessionárias de energia que operam em 22 estados e no Distrito Federal.

O curso direcionado aos estudantes que participarem da ONEE 2022 será composto por três módulos, que contemplarão assuntos como introdução à energia e suas transformações; fontes e matrizes energéticas; produção/geração de energia e consumo consciente; e ações de eficiência energética e combate ao desperdício. Os participantes com melhor desempenho receberão certificados e serão premiados com notebooks, bolsas de estudo, medalhas e menções honrosas. Os vencedores de cada categoria participarão de uma solenidade de encerramento na sede da Aneel, em Brasília.

Games e conhecimento

Professores e estudantes passarão por uma capacitação prévia à realização dos desafios e provas. A disputa inclui as etapas de formação de professores por meio da plataforma digital, multiplicação de conhecimentos entre os estudantes e a realização das provas que permitirão a aferição do aprendizado. Todas ocorrerão de forma monitorada e com a possibilidade de utilização de conteúdos on-line e off-line, incluindo a realização de provas em braile, denotando o caráter inclusivo do certame. Os materiais dirigidos aos estudantes são baseados no moderno conceito de “gamificação”, em que desafios permitem ao aluno a aplicação de práticas cotidianas de consumo consciente de energia elétrica e sustentabilidade. Durante a olimpíada, serão utilizadas técnicas de simulações e ludicidade.

Para Marcos Madureira, presidente executivo do Instituto Abradee da Energia, a iniciativa gera inúmeros benefícios a todos os envolvidos, por meio da multiplicação de boas práticas e engajamento geral. “Além de potencializar a participação de estudantes na disseminação de conhecimentos fundamentais para todos, esperamos que a ONEE 2022 também seja oportunidade de melhorar a interlocução entre distribuidoras de energia, entes públicos e sociedade”, comentou.

No projeto piloto da ONEE, realizado em 2021, foram recebidas mais de 40 mil inscrições, de estudantes de 120 municípios. Para a edição deste ano, a expectativa é a de que este número se multiplique, com mais de 180 mil inscritos de ao menos 500 municípios de todas as regiões do país. Tire suas dúvidas aqui.

Programa de Eficiência Energética

Atualmente, a Cemig tem diversos projetos ligados à educação em andamento por meio de seu Programa de Eficiência Energética, como a substituição de lâmpadas de escolas mineiras, sendo essa a etapa final de um projeto que se dedica à modernização de todas as escolas da rede estadual de ensino. Até o momento, mais de 2,5 mil escolas receberam o benefício e, até o primeiro semestre de 2023, outras 820 serão eficientizadas, chegando a um total de 3.328 escolas transformadas.

Ainda na área educacional, mas com o intuito de conscientizar os alunos e a população local, o programa viabiliza a realização de um circuito de eficiência energética e palestras para alunos dos ensinos fundamental e médio.

A iniciativa contempla uma tenda tecnológica com quatro jogos interativos, com destaque para o de realidade virtual, e uma unidade móvel (caminhão) que, em seu interior, recebe o escape room. Nesse jogo, que simula uma casa e equipamentos eletrodomésticos, os participantes deverão solucionar desafios para tornar o ambiente mais eficiente.

As atividades do circuito de eficiência energética estarão disponíveis ao público dos locais visitados. Ao longo da execução do Cemig nas Escolas, serão mais de cem municípios e 300 mil alunos beneficiados, sendo investidos aproximadamente R$ 12 milhões para a realização da iniciativa.



Últimas