Palestra sobre saneamento conscientiza estudantes de Campo Florido

Apresentações nas escolas fazem parte do Programa Chuá, desenvolvido há mais de 30 anos na Copasa

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

A fim de contribuir para a formação de cidadãos ambientalmente responsáveis, a equipe socioambiental da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) realizou, nesta quinta-feira (22/6), uma palestra sobre saneamento e preservação ambiental para 130 estudantes das turmas do 5º ano da Escola Municipal Cárita Bella de Barros Alves, em Campo Florido.  

“Falamos sobre como é feito o tratamento da água no município, ressaltamos a relação entre recursos hídricos, meio ambiente e a vida no planeta, e como cada pessoa pode fazer sua parte nos cuidados com a natureza e no consumo consciente da água”, pontuou Adilson Maia, representante da Copasa.  

Também foi explicado como o saneamento básico contribui para a melhoria da saúde da população, favorece a atração de investimentos privados para o município, valoriza o potencial turístico local e possibilita a preservação e recuperação da fauna e da flora.  

A apresentação foi um atendimento à solicitação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. “É de grande importância trazer essas informações, já que as pessoas nem sempre têm esse conhecimento. Ações como essas ajudam as informações a serem multiplicadas lá fora, e assim conseguimos propagar ideias. Através das crianças, que ficaram maravilhadas, esse conteúdo será repassado aos pais e outros familiares. Agradeço a toda a equipe por vir até o município e trazer um tema cheio de tanta riqueza”, destacou a titular da pasta, Katiuce Aparecida da Silva Morais.  

Para os professores, a apresentação contribui com o aprendizado dos alunos, que já participam do projeto “Jovens Mineiros Sustentáveis", uma iniciativa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) que, por meio da Diretoria de Educação Ambiental e Relações Institucionais, promove parcerias com as prefeituras municipais para capacitar educadores no tema “educação ambiental” e formar estudantes conscientes quanto à utilização dos recursos naturais.   

Segundo Alessandra Margaret Feliciano, vice-diretora da instituição de ensino, a educação é, sem dúvida, a melhor forma para se criar um cidadão crítico, responsável e consciente. “Essa certeza se concretiza a cada atividade realizada por meio do programa Jovens Mineiros Sustentáveis, e a palestra de hoje (22/6) proporcionou aos alunos e professores dos 5° anos momentos de grande aprendizado ao falar da importância da água em nossas vidas, trouxe métodos de preservação e ações positivas que garantam um uso sustentável da água em nosso planeta”, pontuou Alessandra.  

Ainda segundo a educadora, esse tipo de atividade favorece um futuro mais verde. “Ter uma visão interdisciplinar da educação ambiental contribui para que as crianças passem a ser agentes ativos e se tornem cidadãos que entendem e valorizam a natureza, conscientes sobre as suas responsabilidades e o seu papel na sociedade para a preservação dos recursos naturais”, concluiu.  

Programa Chuá 

As apresentações nas escolas fazem parte do Programa Chuá, desenvolvido há mais de 30 anos na Copasa. Consiste em ampliar a consciência ambiental dos alunos e formar cidadãos comprometidos com os valores ecológicos por meio das práticas de educação ambiental. 

Agenda ESG e ODS 

O programa integra a Agenda ESG da Copasa, sigla que se refere às questões ambientais, sociais e de governança corporativa. Esse termo tornou-se uma forma de se referir ao que empresas e entidades estão fazendo para serem socialmente responsáveis, ambientalmente sustentáveis e administradas de forma correta. 

Também está alinhado à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e em seus respectivos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além dos dez princípios do Pacto Global. No caso, o Chuá Socioambiental está alinhado ao ODS 6 – Água e Saneamento, que tem entre suas metas assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento.  

O trabalho da Copasa vai além do tratamento da água e do esgoto. Para garantir o acesso aos recursos naturais às gerações atuais e futuras, seu empenho começa com a conscientização. Por meio do diálogo com as crianças e adolescentes que amanhã serão o futuro, a empresa planta hoje as sementes da sustentabilidade. 



Últimas