Parceria histórica entre Governo de Minas e província japonesa de Yamanashi ganha nova fase com a Defesa Civil para prevenção de riscos

Encontro entre governador de Minas Gerais e vice-governador japonês aconteceu no Palácio da Liberdade e mirou em ações de combate a riscos de desastres e intercâmbio de jovens

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

O governador Romeu Zema recebeu, nesta quinta-feira (28/8), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, o vice-governador da província de Yamanashi, Jun’ichi Ishidera, para fortalecer a parceria histórica de mais de 50 anos entre o Governo de Minas e a região japonesa. O encontro teve como foco a cooperação em prevenção de desastres, sustentabilidade e programas de intercâmbio para jovens mineiros.

Em junho deste ano, o governador e comitiva conheceram Yamanashi, que desempenha um papel essencial na preparação e resposta a emergências, oferecendo informações, orientações e recursos para auxiliar a população na proteção contra terremotos, inundações e outros desastres.

Zema destacou que a parceria trará bons frutos para a prevenção de desastres em Minas Gerais.
 

 

"Fico muito feliz com essa parceria com a nossa Defesa Civil. São ações de prevenções e estudos de inteligências que já estão sendo implementadas e gerando ótimos resultados. Tenho absoluta convicção que novos frutos ainda vão vir com essa parceria histórica", destacou o governador.

 
   
   


Parceria histórica

Os laços entre Minas Gerais e Yamanashi já duram mais de meio século. Em junho de 1973, foi assinado um Acordo de Irmanamento com a província japonesa — o mais antigo firmado pelo Estado. Minas Gerais é o único estado-irmão de Yamanashi na América Latina e Caribe. Desde a assinatura do acordo, as duas regiões têm promovido ações que geram benefícios em diversas áreas.

O vice-governador da província de Yamanashi, Jun’ichi Ishidera, relembrou a ida de Romeu Zema ao Japão e celebrou a parceria ao reconhecer o comprometimento do Governo de Minas em relação ao desenvolvimento do estado e dos mineiros. "Quando o governador Romeu Zema foi até a nossa província, nós vimos o comprometimento dele para que essa parceria pudesse dar certo. Nossa vinda para Minas Gerais está muito produtiva e só temos que agradecer ao governador e o Governo de Minas pela recepção e parceria", disse.
 

 

"Conversamos sobre sustentabilidade, intercâmbio de jovens mineiros e prevenção de desastres. Desde então, temos uma grande parceria em andamento visando essas três áreas e um acordo de cooperação em que temos pessoas se reunindo diariamente para troca de experiências", afirmou o vice-governador da província de Yamanashi.

 
   
   


Encontro com coordenadores estaduais da Defesa Civil

Ainda no Palácio da Liberdade, o governador Romeu Zema se encontrou com coordenadores estaduais da Defesa Civil  e recebeu a homenagem "Mérito de Gestão em Defesa Civil", nível Brasil, concedida pelo Conselho Nacional de Gestores e Coordenadores Estaduais de Proteção e Defesa Civil. A medalha foi instituída como símbolo de mérito e gratidão àqueles que contribuíram de maneira significativa para o fortalecimento das ações de defesa civil, em reconhecimento aos esforços para o enfrentamento a desastres e pela proteção da vida da população.

O vice-governador da província de Yamanashi também participou do evento, em que o chefe do Gabinete Militar do Governador e coordenador estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec), coronel Paulo Roberto Bermudes Rezende, enfatizou as ações do Governo de Minas para segurança dos mineiros.
 

 

"Nosso trabalho é sempre feito priorizando a vida das pessoas e por isso, graças aos investimentos proporcionados pelo Governo de Minas, estamos conseguindo fortalecer os municípios com as entregas dos kits e Minas Gerais, hoje, é um estado que mudou de gestão de desastres para gestão de riscos", disse o coronel Paulo Roberto Bermudes Rezende.

 
   
   


Ele também destacou os resultados da parceria com a província de Yamanashi. "Nós investimos em um programa que vai mudar o futuro do nosso estado. O projeto Defesa Civil nas Escolas contribui para a educação e autoproteção das nossas crianças, Isso foi fruto desta parceria incessante com a província de Yamanashi", completou.

A proposta do Encontro de Coordenadores Estaduais de Defesa Civil é aprimorar a gestão de riscos e desastres, garantindo maior capacidade de resposta e bem-estar da população em situações de emergência no Brasil. 



Últimas