Parceria incentiva criação de empresas juniores no estado

Objetivo é apresentar esta realidade para estudantes e incentivar a abertura desses empreendimentos

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Coordenadoria de Políticas para a Juventude, fez uma parceria com a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg) e com a Federação das Empresas Juniores de Minas Gerais (Fejemg)  e vem participando dos seminários de pesquisa e extensão que estão sendo realizados nos campi da universidade. O objetivo é apresentar essas empresas para os estudantes e incentivar a abertura desse tipo de empreendimento em Minas.

tualmente, um dos principais desafios para os jovens brasileiros tem sido a geração de emprego e renda (Crédito: Divulgação/Sedese)

“Queremos fomentar a criação de empresas juniores no estado, possibilitando o contato do jovem com o mercado ainda na universidade e fomentando a inovação e a postura empreendedora entre os jovens”, afirma o coordenador de Políticas para a Juventude da Sedese, Tomaz Moreira.

As palestras terão uma apresentação da coordenadoria, dos trabalhos que ela desenvolve, além da presença de alunos que participam ou já participaram de alguma empresa júnior. “É melhor que os estudantes escutem não apenas o lado do Estado, mas também de outros jovens que tiveram esta experiência e podem mostrar como a participação na empresa júnior contribuiu para seu crescimento durante o curso”, lembra Tomaz.

Atualmente, um dos principais desafios para os jovens brasileiros tem sido a geração de emprego e renda. Nesse contexto, as empresas juniores permitem aos  estudantes universitários aplicar, na prática, os conhecimentos aprendidos na sala de aula, com autonomia e inovação, enriquecendo o currículo tanto do ponto de vista acadêmico quanto se qualificando para o mercado de trabalho.

As empresas juniores são organizações com fins educacionais e não lucrativos formadas exclusivamente por universitários, que prestam serviços de qualidade para micro e pequenas empresas por um valor até 40% menor do que o preço de mercado. O movimento vem crescendo em todo o país e, atualmente, já existem mais de 900 empresas juniores presentes em 160 instituições de ensino superior de todo o país, abrangendo mais de 20 mil participantes.

As palestras nos seminários de extensão da Uemg já ocorreram nos municípios de Cláudio (7/11) e Passos (8/11) e ainda serão realizadas em Ibirité (18/11), Belo Horizonte – Campus da Avenida Antônio Carlos (19/11), Divinópolis (20/11) e Ubá (29/11).