Plano Nacional de Imunização contra a covid-19 será conduzido pela União

Em reunião com ministro da Saúde, Romeu Zema reforçou que o estado já preparado para receber as vacinas e executar ações estratégicas para aplicação em todos os 853 municípios

  • ícone de compartilhamento

Caroline Lopes / Imprensa MG

O governo federal será responsável por implementar o Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a covid-19 e também pelo planejamento estratégico para a vacinação no país. A expectativa é de que a campanha comece entre janeiro e fevereiro de 2021.

O tema foi alinhado em reunião com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e demais governadores. Na oportunidade, o governador Romeu Zema reforçou que qualquer definição sobre a vacinação seguirá o PNI da União. Desse modo, "nenhum município ou estado será prejudicado ou privilegiado em relação à vacinação", enfatiza Zema. 

Para garantir que todos os 853 municípios de Minas sejam contemplados com agilidade no processo, o Governo de Minas já adquiriu insumos necessários, como 50 milhões de seringas e 617 refrigeradores. A estratégia segue o Plano de Contingência da Vacinação contra covid-19, elaborado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).

"Quando a vacina chegar, toda esta estrutura está pronta, além dos profissionais orientados para conduzir este processo da forma mais célere, organizada e segura”, ressalta o governador.



Últimas