Podas de árvores devem ser feitas por profissional para evitar acidentes com rede elétrica

Cemig só tem autorização para poda em árvores que estiverem em conflito com a rede elétrica. Solicitações devem ser realizadas para a prefeitura ou diretamente para a companhia

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

Apesar de parecer comum, o procedimento de poda de árvores em uma residência, sítio ou qualquer outra situação deve ser feito com muita atenção e cuidado, principalmente para se evitar acidentes com a rede elétrica. Por isso, o serviço deve ser sempre feito por um profissional capacitado e treinado.

Além disso, se a poda for próxima à rede elétrica, é essencial que o responsável pelo trabalho possua conhecimento em eletricidade. Essa atividade envolve sérios riscos e deve ser realizada com o máximo cuidado, pois qualquer deslize que provoque aproximação ou toque acidental nos condutores pode causar choque elétrico ou rompimento dos cabos de energia, além de ocorrências de falta de energia.    

É importante destacar que a responsabilidade de poda de árvore no interior das propriedades é do dono do imóvel. Por isso, o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da Cemig, João José Soares, destaca que o serviço deve ser feito com atenção e sempre considerar os cabos da rede elétrica.   

“Ao realizar uma poda de árvore, o profissional - que deve ser capacitado nesse tipo de serviço e experiente, incluindo conhecimento em redes elétricas – precisar tomar todas as precauções em relação à rede de energia. O simples fato de um galho ou equipamento utilizado para a poda aproximar ou tocar na fiação pode causar um acidente. Além disso, mesmo se um choque elétrico não for fatal, ele pode fazer com que a pessoa caia de uma altura considerável e causar sequelas graves ou até a morte”, alerta.   

Soares também destaca que o profissional contratado pelo proprietário nunca deve subir ou fazer o serviço se os galhos estiverem
próximos da rede elétrica. 

“Nessas situações, é indicado que a Cemig seja acionada para fazer uma avaliação. Caso seja necessário desligar a rede elétrica da região, a companhia vai agendar uma data com o cliente para poder avisar a todos os moradores que será necessário desligar o fornecimento de energia para a realização do serviço. Por isso também é essencial que todos os clientes da companhia mantenham seus cadastros atualizados na empresa por meio dos canais de atendimento para receber esses comunicados”, explica. 

Solicitações de podas em vias públicas 

Há dois tipos de podas de árvores em vias públicas: o programado ou o emergencial.  Em ambos, a Cemig é autorizada a realizar a poda apenas nas árvores que estiverem em conflito com a rede elétrica. Nos outros casos, a população deve solicitar o serviço para a prefeitura municipal ou, caso haja situações emergenciais, o Corpo de Bombeiros.   

Se o cliente identifique uma situação em que exista a necessidade de poda, as solicitações devem ser feitas para a prefeitura ou diretamente para a Cemig, pelos canais de atendimento como o telefone 116, que funciona 24 horas por dia, ou pelo Cemig Atende, na internet, solicitando a verificação de perturbação da no sistema elétrico por 'árvore tocando a rede'.

“O foco da empresa é sempre minimizar interrupções do fornecimento de energia, garantir o funcionamento do sistema elétrico e, acima de tudo, a segurança da população”, afirma João José Soares. 

A técnica de poda utilizada pela Cemig é a poda direcional, que respeita os mecanismos naturais de rejeição de galhos pelas árvores. Nesse procedimento, as copas das árvores são conduzidas para fora dos cabos da rede de distribuição e apenas os galhos que estiverem crescendo em direção aos condutores são podados. Aqueles que não estiverem crescendo em direção à rede permanecem na árvore, e seu crescimento prossegue normalmente. Esse procedimento é respaldado por uma norma técnica aprovada no Brasil, baseada em recomendações da Sociedade Internacional de Arboricultura (International Society of Arboriculture – ISA) e não prejudica a vegetação. 

Cuidados durante tempestades 

Uma das principais ocorrências durante tempestades intensas é o fio partido, principalmente quando há quedas de árvores sobre a rede elétrica. Caso as pessoas se deparem com um fio partido, elas não podem se aproximar nem tocar no cabeamento e, se possível, não devem permitir que outras pessoas se aproximem também. A recomendação é telefonar imediatamente para o Fale com a Cemig, no telefone 116, que funciona 24 horas por dia. Se uma árvore cair na frente de sua residência, nunca tente retirá-la ou cortá-la e chame o Corpo de Bombeiros para retirar esta árvore. 

“As pessoas nunca devem se aproximar de árvores caídas, pois há a possibilidade de existir, no meio da vegetação ao solo, cabos partidos da rede elétrica. Estes fios podem estar energizados e ocultos no meio dos galhos, e, ao tentar retirar a árvore, a pessoa pode sofrer um choque elétrico de até 13.800 volts, com risco de morte ou graves queimaduras. Em situações como essa, a população deve acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros e a Cemig”, orienta Soares. 



Últimas