Polícia Civil e Secretaria de Desenvolvimento Social marcam presença na Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ em BH

A ação educativa divulgou a campanha "Respeito não é questão de opinião" com a distribuição de adesivos aos participantes na Praça da Estação

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

Na manhã desse domingo (9/7), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) participou, com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Sedese), da Parada do Orgulho LGBTQIAPN+, em Belo Horizonte, com a divulgação da campanha "Respeito não é questão de opinião". Nesta 24ª edição do movimento, o tema "Democracia: liberdade e direitos para todos" reuniu militantes e envolvidos na causa, na Praça da Estação. A ação contou também com a Comissão Estadual de Políticas de Enfrentamento às Violações Relativas à Orientação Sexual e Identidade de Gênero (Cepev).

A iniciativa foi da equipe da Delegacia Especializada em Investigação de Crimes de Racismo, Xenofobia, LGBTfobia e Intolerâncias (Decrin). Cerca de 20 participantes, entre policiais civis e apoiadores, distribuíram adesivos da campanha divulgada pela PCMG no Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+, comemorado em 28/6.

A confecção dos adesivos teve o patrocínio da Ibirité & Mário Campos Consultoria em Direito de Trânsito. Vera Rodrigues, uma das sócias da empresa, relata a satisfação em fazer parte da ação. "Nós acreditamos que o respeito à comunidade LGBTQIAPN+ não é uma condição e sim uma obrigação, e como uma empresa que luta diariamente por direitos, abraçar essa causa deve ser uma responsabilidade de todos. Estaremos sempre juntos, lado a lado com o poder público em prol da igualdade. Assim, o fortalecimento da diversidade nos deixa mais próximo de uma sociedade mais justa", considerou. 

Segundo a delegada Sílvia Mafuz, titular da Decrin, “a ação teve o objetivo de divulgar a delegacia especializada em investigação de crimes de intolerância, difundir os canais de denúncia e chamar a atenção da sociedade de que LGTBfobia é crime”, destacou.

Para a delegada Renata Ribeiro, titular da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher, ao Idoso, à Pessoa com Deficiência e Vítimas de Intolerância (Demid) e também integrante da Cepev, essa é mais uma atuação com viés educativo.

"Apresentamos resultados positivos na campanha contra o crime de importunação durante o Carnaval de 2023 e agora é muito significativa a nossa atuação na Parada do Orgulho LGBT. É muito importante a participação da PCMG de um movimento grandioso que reforça a garantia de igualdade e direitos conquistados desse público que conta com uma delegacia especializada em BH”, garantiu.

Como personalidade referência em prol dos direitos LGBTQIAPN+, a ativista Walkiria La Roche também participou da ação com a PCMG pela Sedese. Além de ser a primeira transexual a ocupar um cargo executivo no governo mineiro, ela é coordenadora de Políticas LGBTQIAPN+ do Governo de Minas Gerais e mais recentemente passou a integrar a equipe da Cepev.

“Parabenizo a PCMG, que nunca se omitiu no enfrentamento ao racismo e aos crimes de LGBTfobia. Na história, construímos política públicas que acolhem cidadãos mais vulneráveis, com o Núcleo de Atendimento e Cidadania LGBT (NAC) que originou a delegacia especializada, e recentemente, além da capacitação de três mil pessoas com um curso EaD, tivemos a ampliação da Delegacia Virtual no segmento LGBTQIAPN+. Ontem, nessa ação da PCMG e Sedese com o intuito de informar e sensibilizar possíveis vítimas, avançamos ainda mais”, afirmou a ativista.



Últimas