Polícia Civil faz inauguração oficial da Delegacia de Mulheres de Ouro Preto

Unidade também promove acolhida humanizada às vítimas de violência doméstica e familiar na cidade e municípios próximos 

  • ícone de compartilhamento

Peterson Bruschi /  Prefeitura Municipal de Ouro Preto

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), em parceria com a Prefeitura de Ouro Preto, realizou a entrega oficial da sede da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) no município da região Central do estado na segunda-feira (29/5). 

Localizada na Rua Professor Geraldo Nunes, 554, Vila Itacolomy, a unidade, para além do trabalho de polícia judiciária, tem como norte a humanização da acolhida às vítimas de violência doméstica e familiar na cidade e nos distritos de abrangência.

A atuação da Deam ainda inclui a apuração de denúncias de crimes cometidos no âmbito da Lei Maria da Penha, de delitos sexuais contra a mulher e investigação de infrações previstas no Estatuto da Pessoa Idosa e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). 

Na unidade também são formalizados pedidos de medida protetivas, oferecido auxílio para retirada de pertences pessoais em poder do agressor e realizado o encaminhamento de vítimas para os demais órgãos de proteção. 

Titular da Deam em Ouro Preto, a delegada Celeida de Freitas Martins ressalta a importância da sede específica para os casos dessa natureza. “A mulher, em especial, se sente mais à vontade para procurar a assistência policial sem a exposição que, muitas vezes, ocorre em delegacia onde diversos outros serviços são prestados. Além disso, a equipe especializada proporciona atendimento mais humanizado e acolhedor, e possibilita o andamento mais célere dos procedimentos”, observa. 

Estrutura 

A transferência da delegacia especializada para a sede da Vila Itacolomy é resultado de parceria entre a PCMG e a Prefeitura de Ouro Preto, responsável pela locação do imóvel, fornecimento de equipamentos de informática e recursos de manutenção. 

A equipe da unidade é composta por uma delegada, dois escrivães e três investigadores. Há, ainda, a colaboração de um guarda municipal, que realiza a recepção do público na unidade. 

Para ampliar o atendimento, a população conta com o projeto Chame A Frida. A ferramenta, em formato de chatbot, consiste em um banco de dados previamente programado para responder a comandos que a vítima digita na tela de conversa com a atendente virtual. 

Por meio do serviço, a usuária pode se informar sobre medidas protetivas, tirar dúvidas sobre a Lei Maria da Penha, inteirar-se sobre os procedimentos a serem realizados em casos de agressão, entre outras questões ligadas ao tema -  (31) 97595-3335 (WhatsApp). 

Solenidade 

A cerimônia de descerramento da placa da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher contou com a presença do chefe do 3º Departamento de Polícia Civil, delegado-geral Roberto Alves Barbosa Junior; do delegado regional em Ouro Preto, Ricardo Reis Neto; do delegado Wesley Campos, titular anterior da Delegacia Regional; da delegada Celeida Martins; do prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, e da vice-prefeita Regina Braga; do secretário de Desenvolvimento Social, Edvaldo Rocha, acompanhado de titulares de outras secretarias municipais; do vereador Matheus Pacheco; entre outros convidados de órgão da rede de proteção e da sociedade civil organizada



Últimas