Polícia Civil inaugura nova sede da Delegacia Regional em Nanuque

Novas instalações oferecem uma estrutura de trabalho de qualidade, visando a um atendimento mais humanizado e digno

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) celebrou a inauguração da nova sede da Delegacia Regional de Polícia Civil (DRPC) em Nanuque, no Vale do Mucuri. A cerimônia, na sexta-feira (29/9), reuniu autoridades locais e estaduais e foi marcada pelo compromisso com o aprimoramento da infraestrutura de segurança.

A DRPC em Nanuque representa um marco importante para a região. Instalada no antigo prédio do Fórum da cidade, construído em 1958 e reformado em 1988, a nova estrutura passou por uma série de reformas e adaptações nos anos de 2022 e 2023 para atender às crescentes demandas da população. Além de servir a Nanuque, a delegacia abrange os municípios de Serra dos Aimorés, Carlos Chagas e Águas Formosas, esta última responsável por sete municípios e duas aldeias indígenas.

A Delegacia Regional abriga o Plantão Digital, o Posto de Médico-Legal, a Perícia Oficial, a Agência de Informação e Inteligência, a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), bem como a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), cartórios, inspetorias de diversas delegacias, setores administrativos e salas especializadas, incluindo a Sala de Depoimento Sigiloso e a Sala de Depoimento Especial/Escuta Especializada, dedicada ao atendimento de vítimas vulneráveis.

Antes da inauguração, a DRPC operou por cerca de 30 anos em um imóvel alugado, com estrutura precária, falta de acessibilidade e problemas hidráulicos e elétricos. Hoje, as novas instalações oferecem uma estrutura de trabalho de qualidade, visando a um atendimento mais humanizado e digno. O prédio conta com 30 salas, 16 banheiros (quatro deles para uso público), acessibilidade para pessoas com limitações físicas, boa iluminação, ventilação, salas amplas e climatizadas.

Economia e investimentos

A reforma da Delegacia Regional em Nanuque faz parte do programa institucional “Sedes Novas”, coordenado pela Superintendência de Gestão, Planejamento e Finanças (SPGF) da PCMG. A economia adquirida com o novo espaço próprio é estimada em cerca de R$ 14 mil reais mensais de economia ao Estado (com aluguel), possibilitando a otimização das atividades de polícia judiciária.

A DRPC Nanuque tem se destacado na busca por melhorias de recursos nas unidades subordinas e das condições de trabalho para os servidores. A unidade aplicou, de forma inédita, a Lei Estadual nº 23.530/20, obtendo depósitos judiciais de veículos. Captou mais de R$ 500 mil em emendas parlamentares e firmou convênio com as prefeituras de Nanuque e Serra dos Aimorés, bem como com a Câmara de Vereadores da cidade.

Além disso, a Polícia Civil em Nanuque desencadeou inúmeras operações com expressivos resultados nos últimos anos e, recentemente, foi intensificado o combate a organizações criminosas atuantes na região, identificadas pelo setor de inteligência da DRPC. Foram desencadeadas cerca de 30 grandes operações somente nos últimos quatro anos, além das prisões por cumprimento de mandados de prisão, sendo apreendidos/presos mais de 170 pessoas. Em apenas duas operações (Ragnarok e Ammit), que tiveram como alvo a desarticulação financeira de uma organização criminosa voltada para o tráfico internacional de drogas, foram confiscados mais de R$ 400 mil em bens, muitos deles revertidos à própria delegacia, como o depósito de veículos, para o fortalecimento dos trabalhos policiais.

Representando a chefe da PCMG, delegada-geral Letícia Gamboge, na cerimônia, o superintendente de Investigação e Polícia Judiciária, delegado-geral Júlio Wilke, afirmou que as novas instalações trazem dignidade para o atendimento da população e também para o profissional da PCMG, o que reflete no desenvolvimento de um excelente trabalho nas atividades fins de polícia judiciária, que tem se destacado no combate ao avanço das ações de organizações criminosas. "Enfatizo minha satisfação em ver o trabalho que foi executado na Regional, que mesmo em meio às adversidades conseguiu apresentar uma brilhante unidade policial", elogiou. "Ressalto, ainda, a relevância das ações que estão sendo desempenhadas na região, que têm servido substancialmente para análises e estatísticas para o planejamento de ações de segurança pública", completou.

Já o delegado regional em Nanuque, João Augusto, ressaltou a satisfação e a gratidão em apresentar as novas acomodações da DRPC Nanuque. "Esta delegacia vem sendo construída nos últimos cinco anos com entrega, dedicação e trabalho árduo, portanto, tenho o orgulho em dizer que em todos os setores, da limpeza do prédio às operações policiais mais complexas, todos entregam o seu melhor e, neste momento, renova-se a face social, legitimada para agir em defesa da segurança pública", destacou.

A realização do projeto contou com o apoio das prefeituras e câmaras municipais de Nanuque e Serra dos Aimorés, bem como do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e outras entidades parceiras da instituição, que desempenharam um papel essencial na concretização do empreendimento.

Durante a cerimônia, foi prestada uma homenagem às pessoas que contribuíram para tornar o projeto uma realidade. Cada uma delas recebeu uma lembrança de agradecimento pelo papel fundamental no crescimento e desenvolvimento da Polícia Civil de Minas Gerais.

A Delegacia Regional de Polícia Civil fica localizada na Praça Teófilo Otoni, número 20, no centro de Nanuque. Saiba mais sobre a inauguração da delegacia no portal da Polícia Civil de Minas.