Policiais penais participam de curso de operação de drones

Assim que voltarem para suas cidades, novos pilotos já estarão prontos para operar equipamentos nas unidades prisionais em que atuam

Dez policiais penais de Formiga, Uberlândia, Uberaba e assessores da 9ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp) concluem, nesta sexta-feira (17/9), mais um curso de capacitação em operação de drones promovido pelo Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG)

Foram 154 horas de atividades, com aulas teóricas e práticas sobre procedimentos reais de segurança de unidades prisionais, ministradas por policiais penais do Grupamento de Patrulha Aérea (Gpaer) do Depen-MG.

Nas aulas noturnas, os alunos conheceram e usaram a câmera termal, tecnologia capaz de localizar pessoas, animais e quase todos os objetos e materiais, mesmo em total escuridão, a partir da detecção da temperatura, transformando-os em imagens e vídeos.

Ao voltarem para suas cidades, os novos pilotos já estarão prontos para operar os drones das unidades prisionais nas quais trabalham.

Flagrante

Em uma das aulas de pilotagem de drones, realizada no Centro de Instrução de Pilotos de Aeronaves Remotamente Pilotadas (Ciparp), um homem foi flagrado filmando muralhas, guaritas e os dois prédios da Penitenciária José Maria Alkimin, em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

O homem foi abordado e conduzido pelos policiais penais para a Delegacia da Polícia Civil de Ribeirão das Neves, por filmar uma área de segurança, e ainda pelo desacato às autoridades durante a abordagem. Na ficha policial do indivíduo, constam passagens por receptação e adulteração de chassis de veículos, além de roubo a banco.

Para o policial penal e coordenador de Operações com Aeronaves Remotamente Pilotadas do Depen-MG, Cassimiro Fernandes, as aulas práticas realizadas na área de uma grande unidade prisional como a José Maria Alkimin estão sendo muito proveitosas, tanto as diurnas quanto as noturnas. “Esta ocorrência mostrou aos policiais penais em treinamento no uso de drones o quanto que o uso desta tecnologia é eficaz”, explica o coordenador e instrutor do curso.