Ponto turístico de Juiz de Fora receberá decoração de Natal confeccionada por presas

Mulheres que cumprem pena estão fazendo os enfeites com material reciclável

Garrafas pets e cápsulas de café estão se transformando em objetos de decoração de Natal pelas mãos de 16 presas da Penitenciária de Juiz de Fora I – José Edson Cavalieri. Os enfeites irão decorar a árvore do Mirante São Bernardo, famoso ponto turístico da cidade. A produção acontece desde o último dia 29/11 e a inauguração da obra está prevista para 16/12.

Divulgação / Sejusp

Todo o material utilizado na produção das peças foi disponibilizado pela prefeitura de Juiz de Fora, responsável pela decoração da cidade. A parceria entre a penitenciária e a administração municipal surgiu de uma reunião de rotina, que a diretora de Atendimento da unidade prisional, Lucinda Tavares, participou. A prefeitura precisava de mão de obra e isso era algo que a penitenciária tinha para oferecer. Segundo ela, a ação tem trazido bem-estar geral, além de fortalecer a relação da penitenciária com a prefeitura.

“O projeto Natal Sustentável trouxe a oportunidade para as presas da nossa unidade vivenciarem um Natal diferente este ano. A produção está acelerada e a sensação de presentear a cidade com a decoração de uma árvore é emocionante. Fora que também vamos poder enfeitar uma árvore em nossa unidade, para celebrar esta data tão importante para todos", afirma a diretora.

Enfeites

Estão sendo feitas grandes bolas para decorar a árvore do mirante. Para se ter ideia do trabalho, cada bola necessita de 25 partes superiores de uma garrafa pet de dois litros e dez partes inferiores para ser finalizada. Dentro das bolas serão colocadas lâmpadas para o efeito luminoso. Além disso, as presas também estão produzindo sinos e fitas com os recicláveis, já as cápsulas de café serão usadas para as decorações menores.

Para a secretária municipal de Segurança Urbana e Cidadania, Letícia Delgado, as árvores de Natal simbolizam a vida. “E esse é o presente que queremos oferecer à cidade, com árvores decoradas, artesanalmente, pelas mãos de mulheres que se encontram em privação de liberdade. A iniciativa trabalha na perspectiva do resgate da cidadania, mostrando que ações simples podem surtir bons resultados, tanto para quem está aqui fora, como para quem está dentro do sistema prisional”.

De acordo com a secretária, a proposta se alinha com o Plano Municipal de Segurança Urbana e Cidadania, recém-lançado, que tem, entre suas metas, a necessidade de implementar e contribuir com os projetos de reinserção social para egressos do sistema prisional, de forma a humanizar e a proporcionar oportunidades para o desenvolvimento profissional, a fim de favorecer um recomeço com mais dignidade a essas pessoas.

Produção

A funcionária da Secretaria Municipal de Governo, Efigênia Viana do Carmo, foi quem ensinou as presas a fazerem os enfeites. Ela promoveu uma oficina com as detentas, explicando como confeccionarem os itens. Efigênia Viana tem ido todos os dias acompanhar a produção e tirar as dúvidas.

Ela se diz surpresa com o empenho e a disposição das presas. “Elas estão muito empenhadas e a comoção é grande entre todos que participam. Até os moradores próximos ao mirante estão ajudando e muito felizes em saber do trabalho social envolvido na decoração”, conta.

Para a presa Cláudia Helena Silva Cosme e suas companheiras de trabalho, a alegria é imensa em poder participar, de alguma forma, do Natal de tantas outras pessoas. “Nunca tinha feito nada disso, e estou gostando muito. Aprendemos a fazer enfeites lindos, conhecimento que seguirá conosco a vida toda. Fora essa oportunidade ótima, que nos dá a possibilidade de levar para a comunidade o nosso trabalho. Estamos felizes em decorar a cidade e saber que vão ver o nosso esforço”, afirma.