Portal da CGE passa a utilizar tradutor de Libras

Ferramenta garante inclusão digital de pessoas com deficiência auditiva

imagem de destaque
Todos os conteúdos do site estão disponíveis em Libras por meio de tradutor automático da Língua Portuguesa para a Língua Brasileira de Sinais, o VLibras.
  • ícone de compartilhamento

Reafirmando o compromisso de garantia do acesso à informação, a Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE) aderiu a uma nova ferramenta de acessibilidade. A partir de agora, todos os conteúdos do site estão disponíveis em Libras por meio de tradutor automático da Língua Portuguesa para a Língua Brasileira de Sinais, o VLibras.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 10 milhões de brasileiros têm deficiência auditiva. Dentre eles, estima-se que 70% apresentam dificuldade para compreender o português escrito, sendo necessárias tradução e interpretação em Libras. 

A CGE possui, entre suas atribuições, a missão de fomentar o controle social, garantindo o direito do cidadão de participar da fiscalização e do monitoramento das ações do Estado por meio de acesso à informação. 

Como funciona?

Após acessar o site da CGE, basta clicar no botão azul localizado do lado direito. Será aberta uma janela que traduz automaticamente os conteúdos, interpretados por um avatar tridimensional (figura virtual semelhante a um ser humano). O tradutor pode ser utilizado em computadores, celulares e tablets. 

Divulgação / CGE

 



Últimas