Prazo para inscrições no Trilhas de Futuro termina nesta quarta-feira (1/10)

Edição traz teste vocacional e outras novidades para os alunos do Ensino Médio e EJA 

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

Estudantes do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) têm até esta quarta-feira (1/10) para se inscrever na sexta edição do Trilhas de Futuro e integrar o Descobridor de Trilhas, o primeiro teste vocacional gamificado do mundo dentro do Roblox, plataforma de jogos que reúne milhões de jovens de forma on-line.

Desenvolvido pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), o Trilhas de Futuro já tem mudado a vida de 150 mil jovens. Com a nova edição, o projeto alcança cerca de 200 mil vagas disponibilizadas em cursos técnicos gratuitos em diversas áreas desde 2022.

“Com mais de 199 cursos em 156 cidades de Minas Gerais, esta é uma oportunidade única para desenvolver competências na área técnica e começar a definir o rumo da sua trajetória profissional”, afirma a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Kellen Senra.

Novidades no Trilhas de Futuro

O Trilhas de Futuro chega à sua sexta edição e traz consigo algumas novidades. A primeira inovação é o Descobridor de Trilhas, um teste vocacional gamificado dentro do Roblox que auxilia os alunos do ensino médio e da EJA na escolha das futuras profissões, com um formato descontraído, interativo e seguro.

Outra novidade é a inclusão de um chatbot no sistema de inscrições do programa, desenvolvido pela Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge), em parceria com a SEE/MG. Baseado em inteligência artificial, o recurso orienta os candidatos durante todo o processo, responde dúvidas em tempo real e sugere cursos de acordo com o perfil informado.

Quem pode participar

As inscrições ainda estão abertas e disponíveis no site do projeto Trilhas de Futuro. Podem participar estudantes do 1º, 2º e 3º anos do ensino médio, incluindo os matriculados no Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e também quem já concluiu o ensino médio.

Nesta edição, são 50 mil novas vagas gratuitas em cursos técnicos distribuídos de acordo com a demanda regional, em mais de 35 áreas estratégicas como saúde, tecnologia, indústria, agropecuária e serviços.



Últimas