Prazo para realizar o Censo Previdenciário termina nesta sexta-feira (15/12)

Quem não realizar o procedimento pode ter pagamento do benefício suspenso ou sofrer medidas administrativas

Pensionistas do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), servidores efetivos ativos e aposentados do Poder Executivo do Estado de Minas Gerais têm até esta sexta-feira (15/12), para realizar o Censo Previdenciário do Regime Próprio de Previdência Social de Minas Gerais (RPPS-MG).

Esse é um procedimento obrigatório para atualização cadastral e deve ser realizado on-line por meio de link disponível no site do Ipsemg ou neste link.

Até quinta (14/12), mais de 37 mil pessoas ainda não haviam realizado o Censo.

Quem não fizer o procedimento pode ter o pagamento do seu benefício suspenso provisoriamente ou sofrer medidas administrativas, no caso de servidores efetivos ativos.

Passo-a-passo para fazer o Censo

•  Acesse o site do Ipsemg (www.ipsemg.mg.gov.br), clique no banner principal ou role a página até o final e clique no selo do Censo RPPS-MG

• O servidor será direcionado para a página do Censo e deverá clicar em “Entrar com SSC”

•  Na página de login do censo, insira o CPF e senha, caso possua a senha do Portal do Servidor (Portal de consulta ao contracheque) ou do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) ou ainda entrar com usuário do portal gov.br

• O sistema irá direcionar para a página onde constam seus dados pessoais. Em seguida, atualize seu endereço completo, o celular e confirme se os dados pessoais estão corretos

• Preencha os campos necessários para atualização previdenciária

• Realizado o preenchimento do formulário, clique em “salvar”

• Ao final, o sistema apresentará a confirmação de realização do censo e o número do protocolo

Atendimento presencial

Quem não tem acesso à internet comparecer à Unidade de Recursos Humanos do órgão ou da entidade de lotação ou, no caso do notário aposentado, na Secretaria de Estado de Governo (Segov), e também em qualquer unidade Regional do Ipsemg para realização do recenseamento.

Para atendimento presencial nas unidades do Ipsemg é necessário agendamento prévio pelo portal de serviços do Governo de Minas ou MG App. Clique aqui para ver os endereços das unidades do instituto.

Os servidores da Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG) possuem, ainda, a opção de realizar o recenseamento nas Superintendências Regionais de Ensino – SREs e nas escolas estaduais cadastradas com pontos focais. Os endereços das SREs estão disponíveis neste link.

Para acessar outras informações ou tirar dúvidas sobre o Censo acesse o site Serviços > Previdência > Censo Cadastral Previdenciário.

Censo Cadastral Previdenciário

O Censo Cadastral Previdenciário do Ipsemg tem como objetivo a atualização e consolidação dos dados junto ao Cadastro Nacional de Informações Sociais dos Regimes Próprios de Previdência Social e passa a ser realizado no mínimo a cada cinco anos.

Desde junho, Minas Gerais está realizando pela primeira vez esse recenseamento dos segurados e beneficiários do RPPS-MG que compreende cerca de 240 mil pessoas.