Prêmio do Esporte Mineiro reconhece talentos e celebra avanços históricos em 2025
Cerimônia inédita, com novo formato e transmissão ao vivo pela Rede Minas, amplia alcance da premiação em todo o estado
A 9ª edição do Prêmio do Esporte Mineiro (PEM) marcou 2025 como um ano histórico em Minas Gerais. A noite de quinta-feira (18/12) foi dedicada a celebrar conquistas, trajetórias e avanços históricos. A iniciativa do Governo de Minas reafirmou o esporte como política pública estratégica e se consolidou como um dos mais importantes reconhecimentos do setor no estado.
Pela primeira vez, o evento liderado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) contou com transmissão ao vivo e em novo formato pela Rede Minas, mais dinâmico e interativo, ampliando o alcance da premiação e permitindo que milhares de mineiros acompanhassem, em tempo real, a celebração de atletas, técnicos, projetos, instituições e personalidades que transformam vidas por meio do esporte.
Para a secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela, o prêmio é a expressão de um trabalho contínuo de fortalecimento do esporte em Minas Gerais.
“Celebramos resultados, mas, principalmente, o impacto social e os avanços históricos alcançados em 2025, com mais investimentos, mais oportunidades e mais inclusão”, destacou Alê Portela.
Durante a cerimônia, o secretário adjunto de Desenvolvimento Social, Ricardo Alves, ressaltou o significado do prêmio e o papel do esporte como agente de transformação social. “Minas Gerais se reúne para celebrar muito mais do que medalhas, troféus ou resultados. É um reconhecimento público de que o esporte muda realidades, abre caminhos e constrói futuros”, afirmou Ricardo Alves.
Mulheres que inspiram
Entre os momentos mais emocionantes da noite foi a homenagem à nadadora Duda Porto. A atleta enfrentou problemas renais desde o nascimento, passou por 19 cirurgias e precisou de um transplante de rim. “Com muito orgulho e gratidão, agradeço a todos que estiveram comigo. Esse foi um momento histórico na minha vida”, afirmou Duda ao receber a medalha de Mérito Esportivo.
A categoria Mulher no Esporte prestigiou Bárbara Fonseca, diretora de Futebol Feminino do Cruzeiro Esporte Clube.
“É fundamental dar visibilidade e criar um novo significado para o papel da mulher no esporte. Esse prêmio fortalece não só o futebol feminino, mas o impacto social que ele tem dentro do nosso território”, destacou a diretora.
Outro destaque da premiação foi a atleta de goalball Christiane Moreira, vencedora na categoria Bolsa Atleta Paralímpico Feminino. Emocionada, ela celebrou a conquista. “Pra mim é uma satisfação muito grande. Já tem mais de 12 anos que faço parte do goalball e essa é a primeira vez que consigo esse prêmio. É uma gratificação para a minha história e para a minha vida”, comemorou Christiane.
Participação popular
A edição 2025 do Prêmio do Esporte Mineiro foi marcada pela forte participação popular, com mais de 651 mil votos. Na categoria Técnico Escolar Destaque, o professor Júnior Lopes venceu com votação expressiva e destacou a importância do reconhecimento.
“É uma alegria muito grande. Só de ter o nome indicado já seria especial, mas receber o prêmio nos dá ainda mais força para continuar ajudando a transformar a vida dos nossos alunos”, afirmou o técnico.
Ao todo, mais de cem indicados concorreram em 21 categorias, além das homenagens por Mérito Esportivo, reforçando o caráter democrático e representativo da premiação.
Ao celebrar um ano de avanços históricos, recordes e reconhecimento nacional, o PEM reafirmou o compromisso do Governo de Minas com o fortalecimento do esporte. A transmissão pela Rede Minas consolidou esse momento, unindo emoção, reconhecimento e inspiração para o futuro.
Confira aqui lista completa de homenageados.
Confira a galeria de fotos.