Presídio de Itambacuri inaugura fábrica de uniformes 

Galpão de trabalho foi construído com mão de obra de presos; recursos são originários do Ministério Público e do TJMG 

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

Uma nova frente de trabalho para os presos de Minas Gerais foi inaugurada nesta sexta-feira (24/3), no Presídio de Itambacuri, na região do Vale do Mucuri. 

Trata-se de um galpão de costura de 190 metros quadrados, no qual 25 presos irão produzir bermudas, calças e camisetas dos uniformes dos detentos que cumprem pena nas unidades prisionais administradas pelo Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG). No local, já estão instaladas 16 máquinas e as atividades começam na próxima semana. 

A construção da fábrica durou cerca de três meses e contou com a mão de obra de oito presos, que desempenharam todas as funções necessárias, como pedreiro, pintor, eletricista e serralheiro. O investimento foi de aproximadamente R$ 130 mil, provenientes de verba pecuniária, liberada pelo Ministério Público de Minas Gerais e Tribunal de Justiça do Estado. 

Para o diretor-geral do Depen-MG, Rodrigo Machado, a inauguração no Presídio de Itambacuri é mais um exemplo de como a Polícia Penal investe e acredita na ressocialização dos custodiados. "É extremamente importante oferecer capacitação profissional. Os resultados são rápidos e visíveis, para os presos, seus familiares e para a sociedade". 

Todos os presos que trabalharam na obra e os que vão atuar na fábrica passaram por avaliação da Comissão Técnica de Classificação (CTC), grupo multidisciplinar, formado por profissionais das áreas da saúde, social, jurídica e segurança, que avalia e seleciona presos para as atividades laborais. 

Compromisso social 

Sejusp / Divulgação

A cerca de 30 quilômetros de Itambacuri, na Penitenciária de Teófilo Otoni, funcionará, em breve, uma fábrica de absorventes higiênicos. Quatro presos estão sendo treinados e a produção será destinada para mulheres em situação de vulnerabilidade social da região.

A produção faz parte do projeto intitulado Liberdade em Ciclos, que é realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio de parceria entre o Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG) e a Loteria Mineira. A ideia surgiu após o grande sucesso da produção de máscaras durante a pandemia, idealizada pelo diretor-geral do Depen e pelo diretor de Trabalho e Produção, Paulo Duarte. 

"A futura fábrica do projeto Liberdade em Ciclos, na Penitenciária de Teófilo Otoni, representa a continuidade dos trabalhos da Polícia Penal de Minas Gerais pelo fortalecimento da instituição e das ações de humanização do sistema prisional. Estas atividades, que vão além das muralhas das unidades prisionais, reforçam o compromisso do Depen-MG em trabalhar para a promoção de benefícios e retornos para a sociedade”, explica o diretor-geral. 

Dignidade menstrual 

O governador Romeu Zema assinou, em 8/3, decreto que regulamenta a Lei 23.904, que trata sobre dignidade menstrual e determina o acesso a absorventes higiênicos em Minas Gerais para mulheres em situação de vulnerabilidade social. A assinatura foi na Escola Estadual Pedro II, em Belo Horizonte. 

As ações desenvolvidas para o alcance dos objetivos do decreto serão promovidas pelas secretarias de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Educação (SEE) e Saúde (SES).  
 



Últimas