Primeira unidade do programa UAI Compartilha é inaugurada em Leopoldina 

Parceria entre o Governo de Minas e a prefeitura do município da Zona da Mata beneficiará cerca de 200 mil moradores da região

  • ícone de compartilhamento

Foi inaugurada em Leopoldina, na Zona da Mata, a primeira unidade de atendimento do programa UAI Compartilha, uma iniciativa do Governo de Minas, coordenada pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), em parceria com a prefeitura do município. A unidade oferecerá diversos serviços públicos no modelo de gestão das Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) do Estado. A iniciativa deve beneficiar cerca de 200 mil moradores de 13 cidades da região. 

A estimativa é que a unidade seja capaz de fazer aproximadamente 21 mil atendimentos por ano, disponibilizando serviços como emissão de documentos, prova eletrônica de legislação, licenciamento de veículos, solicitação de seguro-desemprego, intermediação de mão de obra, entre outros. 

Minas Gerais conta, agora, com 32 UAIs, distribuídas em diferentes localidades. Antes, a unidade mais próxima a Leopoldina era a de Muriaé, a 64 quilômetros de distância.  

Conhecimento compartilhado

Por meio do UAI Compartilha, a Seplag fornece ao município todas as orientações e a expertise necessárias para implementação e manutenção de uma central de atendimento. Assim, o Estado organiza o sistema de funcionamento e gerenciamento de filas, além de fazer a articulação com os órgãos responsáveis pelos serviços para disponibilização de atendimento no local. O município, por sua vez, assume os custos com implantação e custeio da unidade.  

“Esse é um modelo inovador, porque o governo precisa levar seus serviços para todas as regiões mineiras, e nós temos 853 municípios. Então, a parceria com as cidades é fundamental. O Estado ajuda, apoia, fornece treinamentos, e a prefeitura garante a gestão e a operação da unidade”, ressaltou o vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant, durante a inauguração do projeto, nessa quinta-feira (9/12).

Eficiência 

A secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, considerou a iniciativa um marco para o Governo de Minas e para a cidade.

“Esse é um projeto que vem sendo planejado desde o início desta gestão e atende algumas diretrizes prioritárias para o Estado, como trabalhar de forma parceira com as prefeituras e buscar levar o governo para mais perto das pessoas, garantindo melhorias para a vida do cidadão mineiro. Esse programa só é possível porque é estabelecido em parceria com a prefeitura, de forma pioneira, trazendo para a população de Leopoldina serviços que antes ficavam, algumas vezes, a 60 quilômetros de distância”, afirmou Luísa Barreto.  

O prefeito de Leopoldina, Pedro Augusto Junqueira Ferraz, celebrou a parceria com o Governo de Minas e o pioneirismo da cidade na implementação da central de atendimento. 

“Nossa equipe foi até Belo Horizonte ser capacitada e recebeu treinamentos de grande eficiência para que pudesse desenvolver com zelo, competência e qualidade as atribuições que nos foram delegadas. Hoje estamos dando um exemplo de interiorização e desenvolvimento, facilitando a vida do cidadão, que terá condições de resolver, em um único lugar, todas as suas demandas”, destacou o prefeito. 

UAI Compartilha 

O UAI Compartilha foi lançado pelo Governo de Minas em 2019 e faz parte do programa estratégico Minas Atende. Além de Leopoldina, que teve a primeira unidade do UAI Compartilha inaugurada, a Seplag possui convênios assinados com mais dez municípios. Outras 24 cidades também já realizaram peticionamento para adesão ao programa.  

Os municípios interessados em implantar uma central de atendimento no mesmo modelo de gestão das UAIs devem fazer o peticionamento eletrônico, por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI!MG). As instruções estão disponíveis neste link.



Últimas