Prodemge lança edital para empresas interessadas em parceria

Startups poderão propor, testar e implementar propostas de soluções para desafios nas áreas de compras públicas e educação

A Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge) lançou o programa Trem – Movimento para Inovação, iniciativa que abre ao ecossistema de startups a possibilidade de contribuir no desenvolvimento de soluções inovadoras para a gestão pública estadual.

Startups interessadas em participar já podem acessar o edital, disponível no portal do programa: trem.prodemge.gov.br. As inscrições já estão abertas e vão até 6/2. A divulgação das startups selecionadas para a segunda fase será em 16/2.

O programa prevê investimento de R$ 50 mil para cada solução proposta que chegar à terceira fase, valor que pode alcançar R$ 200 mil, dependendo da complexidade.

Captação

O objetivo do programa é captar soluções inovadoras no mercado e fomentar um ambiente propício para testar e implementar inovações com agilidade, a partir da identificação de desafios relacionados à missão e atuação da Prodemge com os órgãos e entidades do Governo de Minas Gerais.

“Este é um momento especial, pois é a primeira vez que uma empresa pública estadual de TI utiliza o Marco Legal das Startups para promover a inovação aberta e facilitar a colaboração entre governo e iniciativa privada na busca pela eficiência da área pública e da melhoria da vida do cidadão”, explica Roberto Reis, diretor-presidente da Prodemge.

Em sua primeira rodada, foram lançados dois desafios: como ser mais eficiente em compras públicas, voltado para pesquisa de preços; e como fornecer serviços de forma dinâmica e segura, evitando deslocamento e geração/armazenamento de documentos físicos, voltado à validação de documentos digitais para matrículas on-line de alunos na rede estadual.

Fases do programa

A concepção do programa segue os princípios da inovação aberta e o Marco Legal das Startups (lei complementar nº 182/2021 e lei estadual nº 23.793/2021), contemplando três fases: “Inscrição”, “Proposta de Solução” e “Desenvolvimento e Experimentação do Produto Mínimo Viável”.

O processo completo tem previsão de duração de aproximadamente 11 meses. Ao final dele, as startups selecionadas (até duas, uma para cada desafio formulado) apresentarão as respectivas soluções e terão a possibilidade de se tornar fornecedoras da Prodemge e evoluir tecnologicamente seus serviços, sem a necessidade de nova licitação. Esse procedimento, chamado de “licitação na modalidade especial”, está previsto no Marco Legal das Startups.