Professora da rede estadual de Minas é uma das vencedoras do Prêmio Professor Transformador 2021 

Karina Letícia conquistou o prêmio com projeto desenvolvido na EE José Ferreira Maia, no município de Timóteo

  • ícone de compartilhamento

Karina Letícia Júlio Pinto é professora da Escola Estadual José Ferreira Maia, no município mineiro de Timóteo, na região do Vale do Rio Doce, e uma das vencedoras do Prêmio Professor Transformador 2021. Ela conquistou o primeiro lugar na categoria Ensino Fundamental – Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O resultado do prêmio foi divulgado esta semana durante a Bett Brasil 2022, evento considerado o maior encontro de educação, tecnologia e inovação da América Latina, realizado em São Paulo. 

Arquivo pessoal

Professor Transformador tem como objetivo identificar, valorizar e divulgar experiências educativas transformadoras de professores que, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), expressem inovação educacional. Karina conquistou a premiação por um projeto realizado com seus alunos em 2019, mas que até hoje é tema de suas aulas. 

Para a professora, o impacto que o projeto desenvolvido teve na vida dos alunos foi muito importante e a premiação demonstra um reconhecimento do seu trabalho. “É uma emoção grande. Quando você tem o reconhecimento de uma comunidade fora da sua, percebe o impacto do trabalho na vida das pessoas”. Karina e a escola estadual em que atua receberam certificados e a educadora conquistou ainda uma premiação no valor de R$ 7 mil e um troféu. 

O Prêmio Professor Transformador é promovido pelo Instituto Significare em parceria com a Bett Educar e Base2edu. 

O projeto 

Quando desenvolveu o projeto “Câmara Mirim 2019”, Karina começou trabalhando com seus alunos sobre os valores democráticos. “Fizemos jogos educativos sobre o poder legislativo, rodas de conversa e debates”, conta a educadora. Além disso, em sala de aula, foi realizada uma votação do líder de turma, na qual os estudantes apresentaram suas propostas e realizaram todo o processo para a escolha de seu representante. 

A professora também organizou uma visita à câmara municipal da cidade e os alunos tiveram a oportunidade de conhecer os gabinetes e projetos de lei. O prefeito também foi convidado a fazer uma visita à escola e dar uma entrevista para os estudantes. “Com as ações trabalhamos várias questões da BNCC, como os gêneros literários”, destaca Karina. Os alunos também tiveram a oportunidade de viajar para Brasília e conhecer a rotina parlamentar. 

Segundo a Karina, as atividades desenvolvidas naquele ano trouxeram resultados positivos para a unidade de ensino. “A participação da família dentro da escola aumentou muito. Além disso, em 2019 fizeram a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e os resultados da escola, que antes estavam baixos, cresceram”, conclui. 



Últimas