Profissionais de modalidades paraolímpicas podem receber incentivo do Estado

Programa Bolsa Atleta e Bolsa Técnico está com inscrições abertas e concede repasses e benefícios aos selecionados

Destinado à seleção de atletas e técnicos de modalidades paralímpicas filiadas e reconhecidas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), o programa Bolsa Atleta e Bolsa Técnico teve edital publicado nesta sexta-feira (11/6). A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) prevê a concessão de 104 bolsas e repasses de R$ 1.500 a R$ 5 mil, a cada dois meses, para os profissionais selecionados.

As inscrições estão abertas até 23h59 do dia 30/6. Para participar é preciso se cadastrar no site bolsaatleta.esportes.mg.gov.br/.

Regras

O atleta deve efetuar o cadastro, preenchendo os dados pessoais e lançando o melhor resultado alcançado nas competições de referência que participou no ano de 2020. Caso não tenham ocorrido competições no ano passado, indicadas pela entidade regional ou nacional de administração do desporto, serão aceitos resultados das competições de referência de 2019, sendo possível cadastrar apenas um resultado em cada nível de bolsa disponível.

Já o técnico também deve preencher os dados pessoais, associando os resultados dos seus atletas já cadastrados e/ou cadastrando os resultados alcançados por eles nas competições de referência que participou em 2020, indicadas por entidade regional ou nacional de administração do desporto. Caso não tenham ocorrido competições de referência no ano passado, serão aceitos resultados de 2019.

É possível cadastrar um mesmo resultado em mais de uma categoria de bolsa. No entanto, os selecionados só receberão o benefício de um pleito, sendo considerado o de maior valor.

No final da inscrição será gerado um relatório, que deve ser impresso e assinado por atleta ou técnico e anexado ao sistema de inscrição, caso este seja selecionado. O resultado será divulgado a partir do dia 10/8, no site da Sedese e no Diário Oficial do Estado.

Valorização do esporte

O programa Bolsa-Atleta e Bolsa-Técnico reforça a política de valorização do esporte praticada pela Sedese, por meio da Subsecretaria de Esportes (Subesp), e contribui para a manutenção da carreira de atletas e técnicos de alto rendimento, por meio de apoio financeiro àqueles que pleiteiam o benefício. O objetivo é garantir o pleno desenvolvimento esportivo para que esses profissionais possam assim representar o Estado e o país nas principais competições nacionais e internacionais.

Categorias

O Bolsa Atleta é dividido em três categorias: Nacional e Internacional e Paralímpico. As duas primeiras são destinadas a atletas que tenham participado e conquistado, em 2020, uma das três primeiras colocações nas competições de referência de âmbito nacional e internacional. Já o Bolsa Atleta Paralímpico é exclusivo para atletas que tenham conquistado medalha de ouro, prata ou bronze ou participado da última edição dos Jogos Paralímpicos de Verão ou de Inverno.

O programa conta ainda com o Bolsa Técnico II, destinado aos técnicos dos atletas aptos a pleitearem a bolsa-atleta nas categorias nacional, internacional e paralímpico.

Etapas

A seleção dos beneficiários passa pela homologação do resultado por entidade regional ou nacional de administração do desporto; pela classificação e seleção dos beneficiários e por análise documental.

Após estas etapas, o atleta ou técnico selecionado deve enviar à Sedese, pelo sistema de inscrição, a documentação comprobatória especificada no edital, em até cinco dias úteis, a contar da notificação que será encaminhada ao e-mail cadastrado.

Mais informações: bolsa.atleta@social.mg.gov.br