Profissionais formados na Utramig atuam no combate ao coronavírus

Ex-alunos da instituição destacam formação técnica como diferencial neste momento, nos hospitais e atendimento ao público

Mesmo com a recomendação para que as pessoas permaneçam em casa, para ajudar a conter o avanço da pandemia de Covid-19, alguns profissionais, no entanto, precisam enfrentar desafios diários, pois trabalham em funções fundamentais para que a sociedade atravesse essa crise.

“A experiência de fazer parte neste quadro da pandemia é continuar com nosso objetivo principal, que é preservar vidas”, destaca o técnico em Enfermagem do Hospital Universitário de Juiz de Fora e ex-aluno da Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (Utramig), Bruno Alves. Ele ressalta que o técnico deve “se enxergar como peça importante de um tabuleiro, e se unir nesta batalha que não venceremos sozinhos, mas com todo o corpo hospitalar”.

Além de Bruno, diversos outros profissionais formados nos cursos técnicos da Utramig estão lidando diariamente com os riscos da Covid-19. “Está sendo um trabalho difícil e desgastante, pelo volume de trabalho e estresse que tudo isso acaba gerando em todos os setores do hospital”, analisa o técnico em Eletrônica na Santa Casa de Belo Horizonte, Olivando Prado.

Segundo Prado, as principais dificuldades enfrentadas “são as precauções que devemos tomar com as pessoas mais próximas, como parentes e filhos. O distanciamento não é fácil”, observa. Olivando afirma que sabe dos riscos que corre, mas entende que "o trabalho de técnico de equipamentos biomédicos é de fundamental importância para que todos os setores continuem atendendo os pacientes com excelência, mantendo todos os equipamentos funcionando e em bom estado".

Outra profissional formada na Utramig, a técnica em Enfermagem Renata Dilvana Mendes trabalha no Hospital Metropolitano Doutor Célio de Castro, em Belo Horizonte. Ela relata que esta é uma situação totalmente nova e inesperada, inclusive para os médicos. “Até que se prove o contrário, todos estão infectados”, diz.

Para a técnica em Análises Clínicas, Laiani Oliveira, mesmo com o desafio da proporção da pandemia, “é satisfatório estar na linha de frente, porque quem está na área da Saúde está por amor, para cuidar”. Ela conta que está trabalhando na triagem das amostras, “pronta para as situações que podem acontecer”, afirma.

Em comum, os profissionais sinalizam um ponto de atenção: muita gente ainda não se deu conta da realidade da pandemia. “A maior dificuldade que estamos enfrentando é que as pessoas não acreditam na gravidade do vírus”, lamenta a técnica em Enfermagem Cíntia Meire Costa, que atende urgência e emergência na UPA Santa Terezinha, na capital mineira.

De acordo com Cíntia, são os técnicos em Enfermagem que fazem a triagem dos pacientes que chegam com sintomas. Para esse atendimento, segundo ela, os profissionais estão com atenção redobrada. “Nós estamos trabalhando com capote, máscara, óculos, touca e luvas”, conta.

Formação profissional

A formação técnica oferecida pela Utramig tem sido um diferencial neste momento, conforme os profissionais. “Todo trabalho, quando se tem uma bagagem de conhecimento, fica fácil, no sentido de que temos um norteador e não ser um tiro no escuro”, destaca o técnico em Enfermagem, Bruno Alves.

Olivando Prado também elogia o aprendizado. “O conhecimento adquirido no curso de Eletrônica na Utramig me capacitou a desenvolver meu trabalho como técnico em equipamentos biomédicos da melhor forma. Ótimos professores me deram a oportunidade de atuar na área da Saúde, o que é muito gratificante”, ressalta.

A técnica em Enfermagem Cíntia Meire Costa também enfatiza a formação obtida. "Tive bons professores, que me deram a base de higienização de mãos, de cuidados com o paciente, que tem sido um diferencial”, aponta. Ela acrescenta que “uma coisa importante é que aprendi na Utramig uma palavra que uso muito no meu campo de trabalho hoje: empatia. Não tem como cuidarmos do outro com excelência se não nos colocarmos em seu lugar”, pondera.

Conselho

Os profissionais que estão lidando diariamente no combate ao coronavírus têm o mesmo conselho para as pessoas: fiquem em casa, se possível. “Tudo tem o seu tempo e, neste momento, o melhor a se fazer é se resguardar e proteger a você e aos seus”, afirma Bruno Alves.

Durante o período de quarentena em razão da pandemia, a Utramig disponibiliza uma lista de cursos e formações on-line gratuitos, como alternativas de aprimoramento em sua plataforma virtual nas áreas de informática, desenvolvimento web, gestão empresarial e da qualidade, elaboração de projetos, entre outros. Os certificados também podem ser obtidos de forma gratuita. Saiba mais neste link