Programa AmbientAção celebra 20 anos em encontro com Comissões Setoriais
Evento discutiu as conquistas e os desafios de duas décadas do programa ambiental
O Programa AmbientAção celebrou, na tarde dessa terça-feira (26/11), os 20 anos de criação do programa de educação ambiental. Em encontro realizado no auditório da Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte, as Comissões Setoriais das instituições que implementam o programa se reuniram para avaliação das ações desenvolvidas.
Promovido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), o AmbientAção foi criado em 2003 e promove ações de educação ambiental e consumo consciente em prédios públicos de Minas Gerais.
Atualmente, o programa envolve 40 instituições, incluindo 36 órgãos públicos, três prefeituras e uma instituição privada. Além disso, está presente em 26 prédios da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). Entre os conceitos difundidos, destacam-se os “8 Rs”: Repensar, Reduzir, Reutilizar, Recusar, Respeitar, Responsabilizar-se, Repassar e Reciclar.
Com foco na conscientização ambiental dos servidores públicos, as ações desenvolvidas trabalham com duas linhas: "Consumo Consciente" e "Gestão de Resíduos", buscando reduzir desperdícios, fomentar a reciclagem e promover a sustentabilidade nos órgãos públicos.
A superintendente de Educação Ambiental e Fauna Doméstica da Semad, Patrícia Carvalho, destacou a relevância do programa para o fortalecimento de práticas sustentáveis nos espaços de trabalho.
“É inspirador ver como o AmbientAção conecta instituições e transforma a cultura organizacional. Comemoramos 20 anos de aprendizado e impacto, alcançando 66 prédios públicos e um privado”, afirmou.
A programação do dia incluiu momentos significativos, como o "Túnel do Tempo", que revisitou os marcos históricos do programa, com participação especial de Mirian Cristina Dias Baggio, idealizadora do AmbientAção.
Na mesa-redonda “O AmbientAção e a Política Pública de Resíduos Sólidos e Educação Ambiental, desafios e oportunidades para o futuro sustentável”, o diretor de Educação Ambiental da Semad, Ricardo Cottini e a diretora do Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), Ana Paula Gonçalves, guiaram o debate com o público.
Cottini enfatizou que o encontro teve como marco o AmbientAção 2025, que hoje passa por uma completa reestruturação, incluindo modelos híbridos de gestão, com abordagens presenciais e modernização, proposta digital simplificada de registro das ações, junto aos parceiros referente às temáticas: água, energia, materiais, resíduos e qualidade de vida, bem como a presença maior junto às comissões, aplicando uma ideia de trabalho mais humanizado.
Momentos lúdicos também marcaram o evento, como a presença do mascote Bileco, símbolo do AmbientAção, que interagiu e passou informações sobre sustentabilidade para os presentes.
A analista socioambiental da Copasa, Cláudia Imaculada, também integrante da comissão setorial em Belo Horizonte, enfatizou o impacto transformador do programa desde a adesão em 2013.
“Os ganhos foram significativos, tanto no âmbito ambiental quanto social. As ações, como a coleta seletiva, vão além do trabalho, gerando mudanças em nossas vidas pessoais. Recentemente, criamos um terrário como parte das ações na sede, mostrando que o programa é um campo aberto para novas ideias e iniciativas”, afirmou.
Desafios e perspectivas para o futuro
O evento reforçou a importância de consolidar e expandir as práticas do AmbientAção. Os participantes destacaram o papel fundamental das comissões setoriais para a implementação de projetos que gerem impacto social, econômico e ambiental.
O encerramento do encontro deixou clara a relevância do programa e o compromisso dos envolvidos em fortalecer a cultura de sustentabilidade, com o objetivo de ampliar ainda mais a rede de instituições participantes e continuar inspirando ações transformadoras.