Programa da Cemig melhora a qualidade da energia e o atendimento para produtor rural em Minas Gerais

Cemig Agro completa um ano com investimentos em mais equipes e equipamentos e queda no número de reclamações de clientes 

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Impactados pela pandemia, Raissa Salloun e o marido decidiram empreender e montar uma carpintaria em um sítio na zona rural de Santa Rita de Caldas, no Sul de Minas. O negócio cresceu, mas eles tiveram que conviver com um desafio além dos normais para um empreendedor brasileiro: a instabilidade do serviço de energia. “Já chegamos a ficar três dias sem o fornecimento. Meu marido também não conseguia trabalhar. Por diversas vezes, perdíamos dias de trabalho nosso e dos funcionários, e as entregas atrasavam”, relembra.
 

A produtora Raissa Salloun.
Cemig / Divulgação 

O cenário vem mudando nos últimos meses na região com o trabalho da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) por meio de uma das bases do programa Cemig Agro. Em pouco mais de um ano, o programa implementou uma série de investimentos para melhorar a qualidade da energia e o atendimento aos clientes rurais.

Rayssa já sentiu a diferença na última vez que precisou de um atendimento. “Abrimos o chamado, e o prazo era de até 48h, mas a energia voltou rapidamente. Agora, a gente pode investir mais no sítio, porque a gente tem hoje mais confiança na energia”, avalia.

Assim como Rayssa, produtores rurais de todas as regiões de Minas Gerais também sentem as mudanças promovidas pelo Cemig Agro. Foram criadas 76 bases descentralizadas para que as equipes ficassem mais próximas das áreas com maior necessidade de um atendimento mais ágil e eficiente.

Para a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), Mila Corrêa da Costa, o programa representa um marco no atendimento às necessidades do setor agropecuário mineiro.

"Enfatizo nosso compromisso com a continuidade de ações como o Cemig Agro: investimento em infraestrutura, tecnologia e proximidade com o produtor rural. Estamos criando as bases para que o campo mineiro prospere de forma mais rápida, estável e sustentável”, destaca Mila.

De janeiro a julho deste ano, mais de 122 mil serviços foram realizados por 220 técnicos treinados. Os atendimentos incluem ocorrências emergenciais, manutenção preventiva, vistorias, podas de árvores e limpezas de faixas.

Cemig / Divulgação 


Investimentos

Dentro do maior ciclo de investimentos da história da companhia, cerca de R$ 11 bilhões serão investidos até 2027 em áreas com impacto direto ao setor agro.

Entre as ações estão a construção e ampliação de mais de 200 subestações, a instalação de 30 mil quilômetros de redes trifásicas e a instalação de mais de 3 mil religadores automáticos.

Para o vice-presidente de Executivo da Cemig, Marcos Montes, o Cemig Agro aproxima a empresa dos produtores rurais. “O agronegócio é um dos setores de maior impacto na economia mineira e a Cemig está tratando os produtores com a importância que eles merecem, com um aporte significativo de investimentos que induzem o desenvolvimento do setor, gerando empregos e renda em todas as regiões do estado”, afirma.

Sindicatos e associações

O Cemig Agro também melhorou a interlocução entre os sindicatos e associações de produtores rurais. O programa possui um telefone exclusivo de atendimento (0800-721-6600) pelo qual as instituições representativas conseguem enviar suas demandas e agilizar soluções. Desde a implementação do serviço, em junho de 2024, mais de 70 mil demandas foram atendidas.

A melhoria do atendimento pode ser atestada em números. De janeiro a julho de 2025, o número de reclamações de clientes rurais na Cemig caiu 56% em relação ao mesmo período do ano passado. Já as reclamações na Aneel caíram 24% no mesmo período. 

 



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