Programa de aceleração de startups do Governo de Minas otimiza serviços públicos

Seed gerou bons resultados em 2021; inscrições para a próxima rodada terminam em 21/11

Com a proposta de realizar uma rodada que priorizasse a resolução de desafios públicos, o Seed, programa de aceleração de startups do Governo de Minas, executado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), apresentou ao ecossistema de inovação uma nova forma de atuação. De um lado, desafios governamentais e da sociedade e, do outro, startups com soluções sinérgicas, fazendo jus à reconhecida cultura empreendedora mineira.

Chamada Seed Edição Especial, essa versão do programa acelerou 59 startups que apoiaram a resolução de 37 desafios públicos. O resultado foi surpreendente, tendo em vista que o faturamento acumulado das empresas da edição, medido entre maio e novembro de 2021, superou R$ 14 milhões e a captação de investimentos foi de mais de R$ 36 milhões, considerando o mesmo período apurado. Estima-se que os benefícios para o setor público, por meio das soluções geradas, é de mais de R$ 18 milhões.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Passalio, o Seed é mais que um programa de aceleração de startups, é a oportunidade de otimizar os serviços públicos e oferecer mais estrutura para o atendimento aos cidadãos. “Essa é uma forma que nós encontramos de melhorar a qualidade de serviços que o governo entrega à sociedade. A gente espera consolidar Minas Gerais como um polo de inovação no país e no mundo e também avançar, cada vez mais, com produtos e serviços públicos melhores ao cidadão”, acrescentou.

Casos de sucesso

A startup Vitau Automation trabalhou junto ao Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) para desenvolver um sistema de monitoramento dos níveis dos rios e da quantidade de chuvas, para substituir o processo de registros em papel, extremamente custoso e ineficiente. A solução gerou redução de horas gastas nas rotinas de medições hidrológicas, redução no período de coleta da informação e disponibilização no sistema de monitoramento e diminuição de erros e retrabalhos no preenchimento e transcrição manual de informações.

Felipe Vitoriano, founder da Vitau Automation, conta como foi participar do programa. “A experiência foi intensa, não somente pelo projeto técnico em si, mas também pelas conexões, partilhas, momentos de formação, trilhas com temas específicos e relevantes para as startups, além de oportunidades de give-back para a sociedade. O programa é um grande catalisador de negócios e ideias. O Seed nos imergiu dentro do mundo B2G, mostrando as inúmeras possibilidades para trabalhar em conjunto com o setor público e trazer avanços para o estado e o Brasil”.

Quem teve a oportunidade de participar do Seed Edição Especial aprovou a rodada. Lucas Guimarães, fundador e CEO da Quasar Desenvolvimento de Sistemas, afirma: “O programa nos proporcionou muitas oportunidades de negócios com o governo. Nossa experiência foi sensacional, saímos muito mais maduros e preparados para os novos desafios. O Seed deveria atuar em desafios públicos em todas as suas edições, pois o relacionamento vale muito mais que o valor de subvenção”.

A Quasar trabalhou com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e a Secretaria de Meio-Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) no desenvolvimento de solução de gerenciamento de todo processo de abertura, alteração e encerramento de empresas, integrando dados federais, estaduais e municipais. A solução permitiu a unificação do processo entre as três esferas, simplificou o processo de licenciamento junto ao CBMMG e gerou economia de hora/homem com redução de vistorias que não seriam necessárias.

Seed Gov

O pedido do Lucas foi atendido. A realização do Seed Edição Especial foi um spoiler para o Seed Gov. Agora, os empreendedores terão ainda mais chances de desenvolver negócios com o setor público.

O programa ampliou o número de vagas voltadas para a solução de desafios públicos, que passou de 48 no Seed Edição Especial para 80 no Seed Gov. Além disso, o valor do aporte financeiro nas startups passou de R$ 80 mil para R$ 100 mil.

Os interessados em submeter soluções tecnológicas para a próxima rodada do Seed têm até a próxima segunda-feira (21/11) para se inscrever. Todas as informações e o edital completo estão disponíveis no site www.seed.mg.gov.br