Programa de consultoria habitacional da Cohab Minas é apresentado a prefeitos e gestores de 39 municípios do estado 

Iniciativa busca oferecer o conhecimento para construção de moradias populares nas cidades mineiras 

  • ícone de compartilhamento

Prefeitos e gestores de 39 cidades mineiras participaram, nesta terça-feira (31/5), de reunião técnica para conhecer o novo programa de consultoria habitacional disponibilizado pela Cohab Minas. A iniciativa busca disponibilizar para as prefeituras a expertise da Cohab Minas de construção de empreendimentos habitacionais para famílias de baixa renda adquiridos durante seus 56 anos de história. A intenção é que os municípios passem a conduzir de forma autônoma o processo de viabilização e implementação dos conjuntos habitacionais. 

Cohab / Divulgação

Dentre os produtos disponibilizados pela companhia na assessoria técnica estão as vistorias do terreno do empreendimento; estudo de viabilidade social; acompanhamento de todo processo licitatório; e assessoramento ao município no chamamento público (técnica e preço) para a seleção da construtora. 

Neste primeiro momento, a intenção é  garantir consultoria aos municípios que possuem convênios já celebrados com a Cohab Minas para construção de conjuntos habitacionais por meio do Programa Casa Verde Amarela – Parcerias, que recentemente foi reformulado pelo governo federal e, agora, passa a ter novo formato. 

Para o presidente da Cohab Minas, Weber Dias Oliveira, transparência e celeridade nas obras serão um dos principais benefícios deste programa. “A companhia criou um novo produto que vai proporcionar aos municípios segurança e autonomia, entregando para eles a experiência de décadas de trabalho da empresa. Desta forma, esta assessoria vai desde o parcelamento do solo do empreendimento, triagem dos beneficiários, até culminar na construção de um termo de referência que proporcione mais transparência, concorrência e, consequentemente, sejam viabilizadas unidades habitacionais com melhores preços”. 

Motivação 

A oferta de consultoria habitacional para municípios foi idealizada após a companhia identificar que o modelo atual, no qual a Cohab Minas se apresenta como promotora do Programa Parcerias da Caixa Econômica Federal, se mostrou pouco efetivo. Além disso, o lançamento do programa Casa Verde Amarela – Parcerias, pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, impulsionou a empresa a criar esta nova forma de atuação. Dentro deste contexto, a Caixa Econômica Federal, será a principal parceira da Cohab Minas durante o programa. 

Reconhecimento 

O prefeito de Lagoa da Prata, Di Gianne de Oliveira Nunes, salientou a necessidade do apoio técnico da Cohab para auxiliar no processo de construção das casas. “Esse novo programa habitacional da Cohab irá, com certeza, nos auxiliar no combate ao déficit habitacional de Lagoa da Prata. Estou muito animado com essa nova proposta da companhia, que com sua experiência, irá nos orientar e dar o suporte técnico necessário para que possamos caminhar para realizar o sonho de muita gente da nossa cidade”. 

O mesmo pensamento é compartilhado pelo prefeito de Coromandel, Fernando Breno Valadares, que, com a assessoria da empresa, espera concretizar as entregas habitacionais para sua cidade. “Será muito bem recebido esta consultoria promovida pela equipe técnica da Cohab. Esperamos sermos capazes de, com a ajuda e aprendizado da companhia, realizar a construção de moradias para as famílias mais carentes do município” .

Memorando de entendimento 

Durante a reunião, os prefeitos firmaram um memorando de entendimentos com a Cohab Minas para viabilização de unidades habitacionais por meio desta ação de consultoria. O documento foi assinado por 27 prefeitos, dos seguintes municípios: Aguanil, Barroso, Bom Despacho, Capetinga, Conceição do Rio Verde, Coromandel, Divisa Nova, Dom Silvério, Frei Inocêncio, Igaratinga, Ilicínea, Itapagipe, Itatiaiuçu, José Gonçalves de Minas, Lagoa da Prata, Luz, Martinho Campos, Mirabela, Nepomuceno, Raul Soares, São Bento Abade, São Domingos do Prata, São Gonçalo do Pará, São João Nepomuceno, São Vicente de Minas, Sem Peixe e Três Pontas. 

Além do presidente Weber Dias Oliveira, participaram o diretor do Observatório de Desenvolvimento Social da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Wesley Matheus Oliveira, que na ocasião representou a secretária de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá; a gerente da plataforma de habitação da Caixa, Hilmara Gomes; o diretor técnico da Cohab Minas, Walter Abreu, e o vice-presidente da Companhia, Ricardo Gontijo. 



Últimas