Programa de Desenvolvimento de Lideranças Regionais encerra primeiro ciclo

Governador e secretários de Estado participaram do encontro de lideranças regionais

A Fundação João Pinheiro (FJP), em parceria com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), promoveu, na tarde desta terça-feira (7/12), encontro on-line para o encerramento do primeiro ciclo do Programa de Desenvolvimento de Lideranças Regionais (PDLR). O evento, que contou com a presença do governador Romeu Zema, também reuniu secretários de Estado.

O programa, que teve início em março de 2021 e conta com a participação de 108 lideranças regionais das secretarias de Estado de Educação; Saúde; Desenvolvimento Social; e Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, objetiva desenvolver líderes para atuarem de forma inovadora e estratégica no âmbito regional do setor público, com capacidade de articular ações e trabalhar em rede para o alcance de resultados estratégicos.

Para o presidente da FJP, Helger Marra, as lideranças regionais têm um papel fundamental na reflexão da estratégia de governo e, sobretudo, na sua implementação. “O formato deste programa, com pessoas de diferentes secretarias trabalhando juntas, fortalece nossas redes e relação de confiança e certamente é a sociedade mineira quem ganha”, salientou.

Para a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, esse é o fechamento de um ciclo importante. “O PDLR é parte de um projeto estratégico, que é o Transforma Minas, e sabemos do potencial transformador das nossas lideranças regionais”, ressaltou. “Sem dúvidas, além de se tornarem líderes melhores e mais aptos para lidar com as situações do cotidiano, tenho certeza de que irão trabalhar de forma mais assertiva para trazer melhores resultados, o que se traduz em serviços públicos de mais qualidade”, afirmou.

Propostas

Ao longo deste primeiro ciclo, os participantes do PDLR desenvolveram 14 propostas de soluções para grandes desafios do setor público estadual. As cinco melhores, escolhidas pelos dirigentes das quatro pastas a partir da análise de importância e viabilidade de implementação, foram apresentadas no evento de encerramento do programa.

Segundo a assessora em Projetos de Desenvolvimento de Pessoas e coordenadora do programa, Kamila Pagel, foram mais de 70 horas de aulas e atividades conjuntas. “Formamos no PDLR grupos intersetoriais para buscarmos soluções de problemas e desafios da gestão pública também de forma intersetorial. São propostas que certamente terão impacto na implementação das políticas públicas e poderão ser replicadas em todas as regionais”, afirmou.

Josiane Almeida Segheto, superintendente Regional de Ensino de Ubá, agradeceu a oportunidade e disse que as regionais estão prontas para trabalhar de forma integrada. “Só temos a agradecer àqueles que idealizaram o programa e participaram conosco. Estamos ansiosos para a continuidade do trabalho. Contem com o nosso amor por Minas Gerais”, finalizou.

As lideranças participantes do Programa de Desenvolvimento de Lideranças Regionais agora formam a Rede de Líderes Estratégicos do Governo, que, em 2022, ao longo do segundo ciclo do programa, contará com encontros trimestrais.

O governador Romeu Zema encerrou o evento, ressaltando aos participantes a importância de o gestor ser também líder. “Um líder faz a diferença no ambiente de trabalho e vocês têm esse poder nas mãos. Mais que o apoio profissional, também o pessoal é essencial para que o gestor tenha confiança e credibilidade junto ao seu time”, disse. “Assim, é fundamental não fazermos compromissos que não possam ser cumpridos, porque popularidade a gente recupera, mas credibilidade não. Por isso é importante ser transparente no relacionamento com a equipe, mesmo diante das limitações, pois uma equipe bem informada também é uma equipe mais assertiva”, completou.

“As pessoas não são máquinas e algumas demandam mais atenção. Cabe a cada um de nós dosar aquilo que vai otimizar o relacionamento. Não tem um manual do gestor ou da vida, pois lidamos com seres humanos, cada um com sua história e suas particularidades. O que podemos fazer é estar sempre atentos”, concluiu o governador.

Também estiveram presentes, além dos 108 participantes do programa, as secretárias de Estado Marília Melo (Semad), Júlia Santana (SEE) e Elizabeth Jucá (Sedese); o secretário adjunto de Saúde, André Luiz Moreira dos Anjos e a vice-presidente da Fundação João Pinheiro, Mônica Bernardi.