Programa de Formação em Gestão de Pessoas vai distribuir bolsas de 80% para participantes selecionados

Parceria é uma iniciativa da Fundação João Pinheiro em parceria com a Vamos, grupo formado pela Fundação Lemann, pelo Instituto Humanize e pelo República.org

Termina na próxima terça-feira (31/5) o prazo de inscrições para a terceira edição do Programa de Formação em Gestão de Pessoas para o Setor Público – PFGP: desenvolvendo competências para liderar transformações estratégicas e inovadoras nas políticas de RH do setor público. Este ano, serão distribuídas bolsas de 80% para 18 participantes selecionados de acordo com os critérios de diversidade estabelecidos pelo programa, disponíveis para consulta no site.

Previsto para ocorrer entre 13/6 e 31/10/2022, o PFGP é uma iniciativa da Fundação João Pinheiro (FJP) e da Vamos – grupo formado pela Fundação Lemann, pelo Instituto humanize e pelo República.org. O programa será oferecido na modalidade a distância, com carga horária de 110 horas e aulas às segundas e quartas-feiras, das 8h às 10h30. As inscrições podem ser feitas pelo endereço academico2.fjp.mg.gov.br.

O programa

Voltado para profissionais de órgãos e entidades da administração pública brasileira que atuam na formulação e no desenvolvimento de políticas de gestão de pessoas ou como responsáveis pela implementação dessas políticas, o PFGP tem o objetivo central de desenvolver nesses profissionais competências para uma atuação estratégica e inovadora. O PFGP também apresenta ferramentas para a formulação e implementação de políticas e práticas estratégicas na área de recursos humanos.

O programa inova tanto em sua metodologia quanto por reunir diferenciais que o tornam único no país. O PFGP mescla conteúdo teórico e atividades práticas por meio de diferentes estratégias de ensino e aprendizagem, garantindo o engajamento e a troca de experiências entre os participantes. Também se destaca a premissa de desenvolvimento de uma rede conectada e articulada de profissionais que atuam na gestão de pessoas do setor público, permitindo o fortalecimento e a modernização da área.

“O PFGP possui estratégias que permitem o desenvolvimento pessoal e profissional de cada participante e, ainda, contribuições efetivas para os respectivos locais de atuação, já que um dos objetivos da etapa vivencial é a entrega de planos de ação que serão construídos de forma aderente à realidade da gestão de pessoas dos participantes”, explica a coordenadora da Assessoria em Projetos de Desenvolvimento de Pessoas da FJP, Kamila Pagel.

Experiências

Participante da 2ª edição do PFGP, a diretora da Escola de Governo e Subsecretária de Desenvolvimento de Pessoas da Seplag de Niterói-RJ, Isabela de Jesus Silva, afirma que o programa foi muito importante para entender, de forma sistêmica, o que é um modelo de gestão estratégica de pessoas e que são desafios da administração municipal avançar em temas como alocação por competências, desenvolvimento de lideranças, engajamento e motivação, entre muitos outros. “Isso deu muito mais segurança, para mim e para as equipes que lidero, de que estamos no caminho certo” conta. “Foi muito interessante ter contato com pessoas de diferentes órgãos e entes, foi uma troca muito rica e que abriu portas para novas redes de apoio nessa temática tão importante que é a gestão do nosso capital humano”, completa.

Para Maria Aparecida Muniz Jorge, superintendente Central de Políticas de Recursos Humanos da Secretaria de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, que foi uma das professoras da segunda edição do programa, o PFGP abarca um dos mais sérios desafios dos gestores de pessoas no setor público, que é trabalhar a efetividade das políticas e práticas em uma perspectiva que alie a base teórica com a aplicação prática dos modelos e ferramentas disponíveis na literatura e em diversas organizações. “Nesse contexto, o PFGP é uma oportunidade para os gestores que pretendem encarar esse desafio, uma vez que aborda as temáticas mais atuais dentro da gestão de pessoas, utilizando uma metodologia que conjuga os conhecimentos teóricos à aplicação prática dos conteúdos que são trabalhados em cada módulo”, explica.

Investimento

O valor individual do programa é de R$ 5.690. Para aqueles que forem contemplados pela bolsa de 80%, o montante a ser pago será de R$ 1.138. Todas as demais informações sobre o PFGP, incluindo os critérios adotados para a concessão das bolsas, podem ser acessadas no Manual de Inscrição.