Programa de gestão e educação socioambiental ganha nova modelagem

Instituições participantes serão capacitadas e poderão receber certificado de organizações sustentáveis, com selo de até cinco estrelas

  • ícone de compartilhamento

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad) lançou o projeto piloto da nova estrutura do programa Ambientação, com a assinatura de Termos de Cooperação Técnica com dez organizações parceiras do Governo de Minas.

O Ambientação é um programa de gestão e educação socioambiental, criado em 2003 pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam). Em 2019, a iniciativa foi incorporada à Semad. Dentro da nova proposta do programa, cada organização parceira receberá um catálogo de ações dividido em cinco modalidades: água, energia, materiais, resíduos e qualidade de vida. O documento será acompanhado de um guia prático orientativo. 

As instituições participantes serão capacitadas, a distância, e podem receber certificado de organizações sustentáveis, com selo de até cinco estrelas, cada uma delas representando uma temática do programa. 

A parceria envolve as seguintes instituições: Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa)Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig)Fundação Ezequiel Dias (Funed)Minas Gerais Participações (MGI)Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG)Escola de Saúde de Pública de Minas Gerais (ESP-MG)Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG)Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (Utramig)Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e Fundação Hemominas

A secretária Marília Melo ressalta a importância das organizações parceiras para auxiliar na retomada do Ambientação. Estão envolvidas as seguintes instituições: Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa)Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig)Fundação Ezequiel Dias (Funed)Minas Gerais Participações (MGI)Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG)Escola de Saúde de Pública de Minas Gerais (ESP-MG)Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG)Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (Utramig)Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e Fundação Hemominas

Marília lembra, ainda, os resultados do trabalho realizado desde o início do programa, com a implantação de coleta seletiva em órgãos de Estado. “A partir do momento que nossas instituições trabalham com a gestão adequada de resíduos sólidos urbanos, a separação de materiais recicláveis e demais práticas sustentáveis, em cooperação com os catadores de resíduos, somos exemplo para toda sociedade”, avalia.

Certificação

Nas próximas semanas será disponibilizada, na plataforma Trilhas do Saber, uma capacitação para as instituições participantes. A qualificação vai abordar o processo de certificação, a nova estrutura do catálogo de ações, além das funcionalidades da nova versão do Sistema Integrado de Gestão Ambientação (Siga). 

Integrante da comissão gestora do Ambientação, a gestora ambiental da Semad, Marcella Gouveia, ressalta que as dez organizações que firmaram os termos com o Estado participaram de uma etapa de diagnóstico para identificar os pontos positivos e as áreas do Ambientação que necessitavam de atenção. “As contribuições recebidas nos ajudaram a construir o formato novo do programa”, acrescenta.

A nova modelagem do Ambientação foi apresentada durante a abertura da Semana do Meio Ambiente, na segunda-feira (7/6).



Últimas