Programa Jovens Mineiros Sustentáveis avança em municípios do Jequitinhonha

Iniciativa busca desenvolver senso crítico e estimular a busca de soluções para as questões ambientais

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), por meio da Subsecretaria de Gestão Ambiental e Saneamento (Suges) e da Diretoria de Educação Ambiental e Relações Institucionais (Deari) promoveu, na última semana, visitas técnicas às escolas do Vale do Jequitinhonha beneficiadas pelo Programa Jovens Mineiros Sustentáveis (JMS). Cerca de 260 alunos com idades entre 9 e 11 anos, do 5º ano do ensino fundamental e 19 professores de cinco escolas receberam acompanhamento.

Semad / Divulgação

Araçuaí, Capelinha, Minas Novas, Leme do Prado e Turmalina, totalizando nove escolas municipais, receberam as visitas técnicas para acompanhamento das ações implementadas no âmbito do JMS. As visitas têm o objetivo de monitorar, avaliar, orientar e acompanhar o desenvolvimento das atividades junto aos alunos e professores das escolas selecionadas. Nesta fase, os alunos e professores trabalham os temas: cidadania ambiental, educação humanitária - animais domésticos e silvestres; água e energia.

Para a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marilia Melo, “o Programa JMS é um incentivo e auxílio aos municípios para a promoção de uma conscientização ambiental entre os jovens e educadores. São públicos estratégicos para a propagação sustentável que buscamos alcançar em Minas Gerais”.

A secretária-adjunta de Educação de Capelinha, Salete Pereira, diz que é um privilégio o município ser contemplado e que todo o apoio será dado para que produza os efeitos esperados.  “O desejo é que o programa vá além dos limites da escola, no que se refere à sustentabilidade, além disso, espero que os jovens e adultos adquiram consciência ambiental, para que possamos viver num mundo melhor”, ressaltou.

No Jequitinhonha os municípios inovaram propondo atividades extras, além daquelas propostas pelo Programa. No município de Capelinha está prevista a criação de um programa de rádio sobre assuntos ambientais, apresentado por crianças, além de criação de peças para as redes sociais sobre o tema sustentabilidade, para que haja interação dos alunos com assuntos referentes ao programa. já em Minas Novas, será criado o Programa: “A Família e o Meio Ambiente”, a fim de levar aos pais dos alunos o conhecimento adquirido pelos filhos, aplicando na prática, na própria casa.

O aluno da Escola Municipal Brincando e Aprendendo Dois, de Araçuaí, Samuel Matos, manifestou com entusiasmos a participação no programa e disse estar aprendendo muito, além de repassar para os pais todo o conhecimento adquirido. Já o aluno da Escola Municipal Manoel Fulgêncio, de Araçuaí, Levi Manuel, vê no aprendizado da educação ambiental, a oportunidade de crescer e ajudar outras pessoas.

O professor e coordenador da EE São João Batista de Turmalina, Flávios Soares, considerou que o programa é um trabalho muito importante, pois tem conseguido mostrar para as crianças que é possível mudar o planeta. “Falo para os meus alunos que somos uma formiguinha, mas se nos juntarmos teremos um bom resultado e deixaremos o nosso planeta sustentável e um lugar melhor para viver”, disse.

Nas visitas técnicas também foram feitos alinhamentos institucionais com prefeituras e dirigentes municipais das secretarias envolvidas no programa. “O objetivo é fortalecer o apoio do estado aos municípios, levando informação sobre gestão ambiental para dentro dos princípios de cidadania, ética, compromisso com o meio ambiente, e consequentemente, proporcionando melhor qualidade de vida para a população”, disse o analista ambiental da Semad, Ricardo Cottini.

De acordo com o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco, a atuação conjunta entre Estado e municípios é fundamental para levar à população políticas públicas cada vez mais efetivas. “Ensinar por meio de práticas pedagógicas formais é fundamental para criar nova mentalidade e formar gerações ambientalmente conscientes”, afirma.

O assessor da prefeitura de Leme do Prado, Tadzio Barroso, disse que o programa é muito importante para educação dos jovens do município. “A sustentabilidade é uma questão fundamental, uma vez que a sociedade precisa estabelecer que ela é um processo e os resultados vão surgir no futuro. É preciso entender que modificar as atitudes no presente, e especialmente começando pelos jovens, trará boas perspectivas para o futuro”, enfatizou.

Para o secretário de Meio Ambiente de Capelinha, Lorival Brito, o Programa se alinha com a ênfase que o município dá ao meio ambiente, tendo em vista que a própria municipalidade está começando com um projeto parecido, no ensino médio. “Vamos trabalhar com a mesma divisão de módulos, com conteúdos semelhantes e acredito que essa é linguagem do momento, visto que a humanidade chegou ao entendimento da necessidade de cuidar do meio ambiente”, destacou.

Para a gestora do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis em Capelinha, Maria Imaculada Sampaio, a ida do programa para o município foi muito importante porque casou com o conteúdo estudado pelos alunos do quinto ano, que já estão familiarizados com os temas propostos, mas de forma prática. “O programa trouxe uma visão prática sobre como trabalhar com as questões ambientais e a sustentabilidade”, explicou.

Somente em 2023, 108 municípios mineiros já foram beneficiados com o JMS. A finalidade é capacitar alunos para a percepção ambiental, desenvolver senso crítico e estimular a busca de soluções para as questões ambientais, bem como estimular a se tornarem multiplicadores de conhecimento com a mobilização da própria família e da comunidade onde vivem, com atitudes sustentáveis.

Acesse aqui mais informações sobre o Programa Jovens Mineiros Sustentáveis.