Programa Jovens Mineiros Sustentáveis leva consciência ambiental a alunos e professores

Ao todo, mais de 6 mil estudantes já foram atendidos em Minas, em 351 turmas

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

No Dia Nacional da Escola, celebrado em 15/3, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) lembra o importante papel da educação ambiental na formação de cidadãos conscientes e atentos à preservação dos recursos naturais. Por meio do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis, a Semad atua na capacitação de professores da rede pública, promovendo cursos remotos em temas como consumo consciente e gestão sustentável de resíduos, entre outras formações. Ao todo, mais de 6 mil alunos já foram atendidos com as ações do programa, em 351 turmas, divididas em 207 escolas de 108 municípios mineiros.  

Semad / Divulgação

O programa reúne um conjunto de atividades de educação ambiental e humanitária desenvolvido pela Semad, por meio da Diretoria de Educação Ambiental e Relações Institucionais (Deari). As ações têm como objetivo capacitar educadores, disponibilizando cursos EaD gratuitos de educação ambiental, além de fornecer, aos alunos, atividades práticas de conscientização ambiental.

Em 2023, o Jovens Mineiros Sustentáveis registrou um aumento de 92% no número de municípios inscritos, se comparado ao quantitativo registrado em 2022. O programa mantém caráter contínuo e, a cada ano, será lançado novo edital para agregar novos municípios e ampliar o raio de atuação no estado.

Para a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marilia Melo, mais relevante ainda que os números são os resultados alcançados. “Prefeitos nos contam as mudanças que esta ação tem provocado nas crianças, nos professores e nas cidades. A educação ambiental propicia essa nova realidade de comportamento em várias esferas e esse é o nosso objetivo principal”, comentou.

Consumo consciente

Entre as ações práticas promovidas pelo programa, está o acompanhamento do consumo de água e de energia das residências dos alunos participantes, por meio de planilha específica. Nessa atividade, o professor faz o acompanhamento mensal das contas de água e de energia da residência dos alunos, incentivando a redução do consumo, por meio da adoção de práticas conscientes.

Os temas são abordados pelos professores nas aulas e nas atividades semanais, de forma transversal, estimulando também o engajamento das famílias. O consumo de água e energia das escolas inscritas também é acompanhando e usado como referência nas aulas práticas.

Formação

O material didático do programa é composto por Cadernos de Atividades do Professor, divididos em cinco módulos: Cidadania, Educação Humanitária, Consumo Consciente de Água, Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos e Consumo Consciente de Energia. Também é disponibilizado o Caderno de Apresentação no qual constam as principais informações sobre o projeto. Em 2023, foram incluídas atividades relacionadas à educação patrimonial e mudanças climáticas.

De acordo com o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco, a atuação conjunta entre estado e municípios é fundamental para levar à população políticas públicas cada vez mais efetivas. “Ensinar por meio de práticas pedagógicas formais é essencial para criar novas mentalidade e formar gerações ambientalmente conscientes”, afirma.

Os municípios integrantes e a localização das escolas participantes do programa estão disponíveis na Plataforma de Dados Espaciais do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídriccs (IDE-Sisema). Para saber mais, clique aqui e acesse a página oficial do programa.

 



Últimas