Programação diversificada marca Semana Internacional do Café

Plantão técnico, vitrine de tecnologias e encontro entre empresas do setor cafeeiro e startups fazem parte das atrações preparadas para a 10ª edição da SIC

Danielle Moura

Foi aberta, nesta quarta-feira (16/11), no Expominas, em Belo Horizonte, a Semana Internacional do Café (SIC), um dos principais eventos da cafeicultura do país. A SIC chega à sua 10ª edição com a participação de mais de 160 expositores nacionais e estrangeiros e a expectativa de receber 20 mil visitantes até a próxima sexta-feira (18/11), último dia do evento.

É uma excelente oportunidade para profissionais e produtores se conectarem ao que há de mais inovador no mercado. O café é uma riqueza da nossa terra reconhecida internacionalmente. Nosso estado é o maior produtor de café do Brasil. No ano passado, a colheita de Minas foi equivalente a 46% da safra nacional, gerando renda e emprego para os mineiros. E a SIC reconhece e valoriza o trabalho de todos os cafeicultores brasileiros. Registro meu respeito e agradecimento a todos os produtores de café”, ressaltou o governador Romeu Zema, em mensagem de vídeo na abertura do evento.

Programação

Presente desde a primeira edição, o Governo de Minas participa com uma programação diversificada. “É um evento para conectar pessoas e criar oportunidades de mercado, negócios e conhecimentos. O estande do Governo do Estado está preparado para atender visitantes e produtores, contribuindo para as conexões entre os diversos segmentos do agronegócio café”, afirma o subsecretário de Política e Economia Agrícola da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), João Ricardo Albanez.

Uma das novidades desta edição é o Hub Conecta Café, realizado em parceria pelas secretarias de Agricultura e de Desenvolvimento Econômico (Sede). O encontro virtual será realizado nesta quinta (17/11), das 9 às 12h, e tem o objetivo de conectar empresas do setor cafeeiro que atuam em Minas Gerais com startups que tenham soluções tecnológicas para seus desafios. Além de mostrar o talento de Minas para inovar, a proposta é criar um ambiente favorável para a realização de negócios.

Participam desta rodada cinco empresas do setor cafeeiro (Cecafé, Minasul, Cooperativa Agropecuária de Unaí e a Cocatrel) e cerca de dez startups, que vão discutir soluções para os seguintes desafios: agricultura de precisão, telemetria, usina fotovoltaica, rastreamento, aumento de vendas, Business Intelligence (BI) e aplicativos.

Plantão Técnico

No estande do Governo de Minas, técnicos da Secretaria de Agricultura e de suas vinculadas (Emater-MG, EpamigIMA) estarão de plantão para tirar dúvidas sobre os processos produtivos do café, além de dar informações sobre as políticas públicas e as ações voltadas para o segmento, como o Certifica Minas Café, o primeiro selo de certificação de propriedades cafeeiras no Brasil emitido por uma instituição governamental.

Vitrine de Tecnologias

O espaço institucional vai contar, ainda, com o Empório Vitrine de Tecnologias da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais, com degustações de cafés varietais. Os pesquisadores vão mostrar ao público as características das variedades de cafés registrados pela Epamig, além dos cafés Ouro e Bronze da empresa.

Além dos cafés, o Empório também vai comercializar os vinhos Syrah e Bordô, elaborados por meio de tecnologias da empresa mineira de pesquisa, que se traduziram em produtos de excelência, consagrados nacional e internacionalmente.

Cafeicultura Sustentável

A pesquisadora da Epamig Madelaine Venzon participa do Fórum da Cafeicultura Sustentável e apresenta o painel Café Orgânico, nesta quinta-feira (17/11), às 17h, no auditório Conexão.

A pesquisadora da área de controle biológico de pragas e coordenadora do Programa Estadual de Pesquisa em Agroecologia da Epamig atua na parceria com a empresa de cafés em cápsulas em programa de cafeicultura regenerativa e orgânica. “O projeto consiste na instalação de unidades demonstrativas, que visam à diminuição de uso de agrotóxicos por exemplo, além de desenvolver estudos participativos, com produtores na região do Cerrado Mineiro, com o objetivo de estabelecer práticas sustentáveis que garantam a produção de qualidade”, explica ela.

Semana Internacional do Café – SIC 2022

Data: 16 a 18/11 (quarta a sexta-feira)

Local: Expominas - Avenida Amazonas, 6.200 - Gameleira, Belo Horizonte (MG)

Programação e credenciamento: www.semanainternacionaldocafe.com.br