Projeto da Unimontes transforma estudantes em pesquisadores para reduzir focos do Aedes em Montes Claros
Professor da universidade usa tecnologia e práticas científicas para engajar jovens no controle do mosquito
Estudantes da Escola Estadual Doutor Carlos Albuquerque, em Montes Claros, estão atuando como jovens pesquisadores no combate ao Aedes aegypti por meio do projeto 'MC Aedes: Ciência cidadã'.
A iniciativa, coordenada pelo professor e biólogo Magno Borges, do Laboratório de Inovação Cidadã em Biodiversidade e Saúde da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) integra ciência ao currículo escolar e já ajuda a identificar e reduzir focos do mosquito no bairro Maracanã, região que registrou o maior número de casos de chikungunya em Montes Claros em 2023.
O projeto foi aprovado na chamada Pesquisa para Transformação da Educação Básica Steam da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e as atividades incluem palestras, oficinas de construção de ovitrampas com garrafas pet, coleta de materiais recicláveis, mapeamento ambiental, instalação das armadilhas, captura e identificação de ovos e mosquitos com lupas e microscópios. Além de registro de dados no aplicativo Epicollect5 e aplicação do Teste de Alfabetização Científica Básica antes e depois das ações para medir o avanço no aprendizado.
Segundo Magno, mestre em Parasitologia e doutor em Ciência Animal, a ciência cidadã favorece o engajamento e a aprendizagem ativa ao tratar um problema real da comunidade. Ele lembra que o Brasil ainda enfrenta desafios em letramento científico, apontados pelo desempenho no exame Pisa e que o projeto oferece uma solução alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao enfoque em Ciência, Tecnologia e Sociedade.
A iniciativa pretende gerar resultados tanto na saúde pública quanto na educação. O mapeamento dos mosquitos permitirá identificar a distribuição espacial de Aedes aegypti e Aedes albopictus, informação importante para o monitoramento e para ações locais de prevenção. No campo educacional, espera-se ampliar o entendimento dos estudantes sobre ciência, melhorar a relação deles com o conhecimento científico e despertar interesse pela área. A proposta também servirá como piloto para a criação de material replicável em outras escolas.
Dia D contra o Aedes
Neste próximo sábado (29/11), o Governo de Minas promove o Dia D da campanha Minas Unida contra o Aedes, com ações de conscientização, mutirões e mobilização social nos municípios, em parceria com as unidades regionais da Secretária de Estado de Saúde (SES-MG).
Antecipar para prevenir é a estratégia no enfrentamento às arboviroses, com foco especial na dengue, zika e chikungunya. Desde 2023, o estado vem intensificando ações preventivas antes do período sazonal, quando os casos tendem a aumentar. O mês de novembro marca o auge do Minas Unida contra o Aedes. Durante o período, os municípios realizam mutirões de limpeza, orientações à população, ações educativas e recolhimento de materiais que acumulam água parada, potenciais criadouros do mosquito.