Projeto Mãos Dadas inaugura primeira escola em Minas Gerais

Instituição no Norte de Minas  foi construída com recursos do Governo do Estado em regime de colaboração com o município

A primeira escola do Projeto Mãos Dadas, iniciativa do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), foi inaugurada no município de Indaiabira, no Norte de Minas, nesta sexta-feira (10/3).  A nova unidade de ensino, Escola Municipal Professora Maria Lopes Cardoso, construída com recursos do Projeto Mãos Dadas, possui infraestrutura completa e moderna para acolher os cerca de 200 alunos da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental (1º  ao 5º ano).

“Essa escola é resultado da parceria do Mãos Dadas com os municípios, projeto que está nos aproximando das decisões pedagógicas e administrativas dos municípios. Ela representa o fortalecimento da nossa  parceria, demonstra o cuidado e a atenção que temos com a educação dos anos iniciais”, afirma o subsecretário de Articulação Educacional da SEE/MG, Gustavo Pedroso.

O novo prédio abriga cinco salas de aula, dois banheiros, uma biblioteca, uma cantina e uma sala administrativa. A unidade foi construída para atender à demanda da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, em cumprimento à Constituição Federal e à Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

O prefeito de Indaiabira, Vanderlucio de Oliveira, e o subsecretário de Articulação Educacional da SEE/MG, Gustavo Pedroso; acompanhados da superintendente Regional de Ensino de Araçuaí, Maristane Oliveira Carvalho; e a secretária Municipal de Educação, Maria Iralva Batista Bagetti Ramalho,  participaram da cerimônia de entrega da escola.

SEE-MG / Divulgação

O prefeito agradeceu pela parceria e a entrega da obra para melhoria da educação no município. “Essa entrega mostra à população que o projeto Mãos Dadas está permitindo melhorar a qualidade do sistema de educação do município. Meu agradecimento ao governador Romeu Zema não só por esta obra, mas por todos investimentos feitos aqui no município”, destacou Vanderlucio de Oliveira.

A escola recebeu o nome Maria Lopes Cardoso, uma  ex-professora da rede estadual de ensino, que era moradora do distrito de Barra da Alegria, de Indaiabira. Em memória da professora, os filhos foram homenageados durante a cerimônia de entrega da escola.

Investimentos

Mais de  R$ 2 milhões já foram investidos pelo Governo de Minas nesta parceria com o município para construção da escola e obras de ampliação, reformas e construção de quadras poliesportivas em outras unidades municipalizadas, a aquisição de mobiliários e equipamentos. Além dos investimentos financeiros, o governo também mantém, conforme acordado, o acompanhamento pedagógico nas escolas, prestando toda assistência necessária ao município parceiro.

Mãos Dadas

Criado em 2021 pelo Governo de Minas Gerais, o Projeto Mãos Dadas tem como propósito a cooperação entre Estado e municípios na gestão do ensino público. Por meio da iniciativa, o Estado destina recursos para investimentos robustos de infraestrutura e apoio pedagógico aos municípios, a fim de oferecê-los condições adequadas para absorverem à demanda de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, conforme dispõe a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).