Projeto para construção de pontes e melhoria de vias é iniciado em São José da Varginha

Câmara Municipal de São José da Varginha / Divulgação

Um projeto que prevê a melhoria de vias urbanas e rurais e a construção de pontes foi iniciado no município de São José da Varginha, no Centro-Oeste de Minas. A iniciativa será custeada com recursos do Termo de Reparação ao rompimento da Vale em Brumadinho e foi definida na consulta popular realizada na região atingida.

O projeto prevê dez obras, entre elas a pavimentação de cerca de 3,5 quilômetros nas vias em três povoados e em uma rua da cidade; a construção de cinco pontes; e ainda a construção de uma travessia em bueiro.

Na primeira fase serão realizados os projetos de engenharia e arquitetura, o licenciamento ambiental e a regularização fundiária. Esta etapa tem previsão de duração de um ano e quatro meses. Em seguida devem ser iniciadas as obras.

O valor estimado desta primeira etapa é de R$ 1.655.224,81 e o prazo de conclusão é de um ano e quatro meses. Com a documentação concluída e aprovada, as obras são iniciadas. Toda a execução é uma obrigação da Vale.

Estas obras são consideradas de grande importância para o município e para a população, que priorizou o projeto na consulta popular. O objetivo é melhorar as condições de tráfego, proporcionando mais conforto e segurança, além disso, favorecer o escoamento da produção agrícola, que contribui para o desenvolvimento econômico da região.

Locais e obras previstas

1. Pavimentação e recapeamento povoado Cachoeirinha

2. Pavimentação e recapeamento povoado Lagoa Branca

3. Pavimentação Rua Pará de Minas

4. Pavimentação e recapeamento povoado Lagoa Preta

5. Ponte Córrego Do Barro

6. Ponte Divisa Trindade

7. Ponte Mina

8. Ponte Cachoeirinha

9. Ponte São Francisco

10. Travessia em bueiro no povoado de Cachoeirinha

Fortalecimento dos serviços públicos

São José da Varginha é um dos 26 municípios considerados atingidos pelo rompimento das barragens da Vale, em Brumadinho, ocorrido em 25 de janeiro de 2019, que tirou a vida de 272 pessoas e provocou uma série de danos ambientais, econômicos e sociais.

O projeto “Construção de pontes e melhorias em vias públicas urbanas e rurais” é referente ao Programa de Reparação Socioeconômica (Anexo I.3) do Termo de Reparação. A autorização para início foi dada pelos compromitentes – Governo de Minas, Ministério Público de Minas Gerais, Ministério Público Federal e Defensoria Pública de Minas Gerais.

Atualmente, o município conta com dez projetos de fortalecimento dos serviços públicos em andamento. A execução pode ser acompanhada no portal da auditoria da Fundação Getúlio Vargas (FGV).