Projeto vai estimular e valorizar o turismo e a gastronomia no Campo das Vertentes

Iniciativa envolve 22 municípios com foco no desenvolvimento econômico da região

Emater-MG / Divulgação

Estimular e valorizar a gastronomia. Esse é o objetivo do projeto Resgate de Saberes e Sabores no Campo das Vertentes. Uma iniciativa da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), prefeituras e o Circuito Trilha dos Inconfidentes.

O projeto envolve 22 municípios. Tem como foco promover o desenvolvimento econômico da região, por meio do turismo e da gastronomia, além de estimular a melhoria da qualidade alimentar e a preservação ambiental.

“Nesse projeto percebemos a necessidade da melhoria do trato gastronômico com foco no turismo”, explica Elisabeth Almeida, coordenadora de Bem-estar Social da unidade regional da Emater-MG em São João del-Rei.

Trinta e quatro estabelecimentos fazem parte do projeto. O grupo é variado, tendo a participação de restaurantes com mais de 30 anos de tradição e de comércios com menos de um ano de funcionamento. A proprietária do restaurante Canto do Mato, Ana Paula, conta sobre suas expectativas: “O projeto vai nos ajudar com tudo, tanto com conhecimento prático quanto com o crescimento do nosso restaurante”.

O cronograma do projeto se estende ao longo deste ano, incluindo reuniões, consultorias individualizadas, palestras, workshops e feiras gastronômicas.