Promover Minas Gerais e atrair investimentos são objetivos da Secult na Imex 2023, em Frankfurt

Pasta representa o estado e o Brasil em evento na cidade alemã com mais de 3 mil expositores e representação de cerca de cem países

  • ícone de compartilhamento

De terça a quinta-feira desta semana (23 a 25/5) o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), participa da Imex Frankfurt 2023, uma das principais feiras mundiais de eventos, viagens e negócios e que, neste ano, reúne mais de 3 mil expositores com a representatividade de cerca de cem países. 

Secult / Divulgação


Minas tem a missão de ampliar articulações internacionais para fortalecer o protagonismo do estado em países de diversos continentes. 

A secretária adjunta Milena Pedrosa representa o Governo de Minas e a Secult em Frankfurt e já chega com 24 reuniões agendadas, com representantes de negócios de diversos países: rede hoteleira, empresas de gastronomia, instituições de viagens e turismo, companhias aéreas e de outros setores ligados à cultura e ao turismo. A atração de investimentos para Minas Gerais é prioridade nas agendas da secretária durante toda a feira.

Entre os representantes de países confirmados para as reuniões estão Alemanha, Portugal, Itália, Espanha, França, Inglaterra, Estados Unidos e Colômbia, os quais são apontados pela Pesquisa de Demanda Turística do Observatório do Turismo de Minas Gerais como os mais estratégicos para o desenvolvimento do turismo e da cultura no estado. 

Com todos eles, a ideia é discutir possibilidades não só de atrair turistas e investimentos para Minas Gerais, como também levar potencialidades turísticas e culturais de Minas e toda mineiridade para território estrangeiro, como ocorreu com a apresentação da Caretagem de Paracatu nas comemorações do Bicentenário da Independência em Lisboa, Portugal, em 2022.

“Participar da Imex Frankfurt significa fortalecer o intercâmbio de projetos e ideias entre Minas Gerais e o mundo, em especial com os países que a nossa pesquisa de demanda já mostrou serem emissores de turistas para Minas. Ações internacionais sempre são oportunidade de aprimorar a promoção do nosso estado como destino turístico potente, capaz de atrair visitantes do mundo inteiro pela diversidade de atrativos: turismo histórico e cultural - já que concentra mais de 60% do patrimônio histórico nacional, turismo rural, de natureza e de experiência, que vem se destacando como um dos mais enriquecedores para os viajantes", destaca a secretária adjunta. 

Milena ainda aponta que "mais turistas para Minas e mais Minas para o mundo significam mais desenvolvimento socioeconômico, mais geração de emprego e renda e melhora na qualidade de vida dos mineiros e de quem visitar os encantos de Minas”.

Resultados

A participação da Secult na edição de 2023 da Imex Frankfurt reforça o programa “Minas para o Mundo”, que prevê articulações e parcerias internacionais para elevar potenciais turísticos e culturais de Minas Gerais no mercado internacional. 

Entre os resultados mais recentes deste tipo de ação está a oficialização da instalação de um hotel da rede portuguesa Vila Galé em Ouro Preto, em 18/5/2023, fruto de diálogo iniciado em novembro de 2021, quando a Secult realizou a primeira missão internacional do programa.
 



Últimas