Rádio Inconfidência exibe, com exclusividade, espetáculo do Galpão

“Quer ver escuta” é primeira peça radiofônica do grupo de teatro e vai ao ar pela emissora pública mineira neste sábado (10/7), às 21h

imagem de destaque
Elenco da peça radiofônica "Quer ver escuta"
  • ícone de compartilhamento

No tempo dos nossos avós, a casa permanecia em silêncio para a família acompanhar as intrigas, os casos de amor e as situações hilariantes dos personagens das radionovelas. Os diálogos ganharam a atenção dos ouvintes que, depois, se voltaram para os dramas transmitidos pela televisão. Com os teatros fechados e as novelas reprisadas devido ao confinamento, a dramaturgia se reinventa e se adequa a uma nova realidade. A encenação retorna forte pelas ondas sonoras. 

Para permitir essa façanha empreendedora, dois grupos que entendem do assunto se uniram: a rádio Inconfidência, que completa 85 anos, e o Grupo Galpão, uma das mais renomadas companhias de teatro. Juntos, eles levam a peça radiofônica "Quer ver escuta" para o público. Neste sábado (10/7), às 21h, a série estreia em todo o país, com exclusividade, pela emissora mineira. 

Após o lançamento, a peça terá mais cinco episódios, também transmitidos aos sábados e domingos subsequentes, sempre às 21h, pela rádio Inconfidência. O público pode conferir pela rádio FM 100,9 na Região Metropolitana de Belo Horizonte, pela AM 880, em Minas Gerais, ou no site da emissora: inconfidencia.com.br com transmissão para o mundo todo.

Peça

Primeiro projeto radiofônico do Galpão, a peça convida o ouvinte a imergir em histórias e situações por meio de sons. Ficção e documentário se misturam nos cenários acústicos onde personagens surgem em busca de sentido para suas vidas. Em tempo de incertezas, eles se apegam à memória como forma de não sucumbirem ao vazio e à alienação. Inspirado no poema "Quer ver?", do mineiro Francisco Alvim, o espetáculo sonoro ainda faz referência a outros poetas contemporâneos.

Com direção de Marcelo Castro e Vinícius de Souza, "Quer ver escuta" traz, no elenco, Antonio Edson, Eduardo Moreira, Inês Peixoto, Júlio Maciel, Lydia Del Picchia, Paulo André e Teuda Bara, com participações especiais de Alberto Pucheu, Clara Kutner, Felipe Andrade, José Artur Coelho de Aguiar, Masha Serebryakova, Mírian Cavour, Paulo José, Rossandra Cabreira, Simonete Torres, Walmor Corrêa e Zora Santos.

Também integram a experiência as poesias de outros escritores brasileiros como Alberto Pucheu, André Dahmer, Angélica Freitas, Júlia Panadés, Prisca Agustoni e Ricardo Aleixo, sempre com o intuito de atravessar narrativas e paisagens. O espetáculo vem de um longo trabalho sobre a poesia contemporânea feito pelo Grupo Galpão, desde quando preparavam a estreia do espetáculo “Quer ver escuta”, interrompido devido à pandemia. 

Nos experimentos cênicos e poéticos, no fim de 2019 e em 2020, os diretores selecionaram obras poéticas a serem trabalhadas.

A exibição de "Quer ver escuta" é uma parceria entre a Empresa Mineira de Comunicação (EMC), responsável pela Rádio Inconfidência e pela Rede Minas, e o Grupo Galpão. A peça possui patrocínio máster do Instituto Cultural Vale, patrocínio da AngloGold Ashanti e do banco BV, apoio da Cemig e do Governo de Minas Gerais. Também conta com parceria da Rádio Inconfidência com a Rádio UFMG Educativa, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

O espetáculo é uma realização do Grupo Galpão, do Governo de Minas Gerais, da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo e do Governo Federal.

Sinopse

As pessoas acostumaram-se a trabalhar e a se divertir com retinas grudadas às telas eletrônicas. O olhar, portanto, acaba confinado ao excesso de imagens e a mínimos espaços. Por meio das delicadezas do ouvir, ao contrário, é possível ampliar, dia a dia, os modos de fruição da vida – e da arte. Os sons, afinal, nos tornam do tamanho que bem desejarmos. Eis o mote da nova experiência estética – e sonora – do Grupo Galpão.

Serviço

Quer ver escuta

Data: 10/7/2021 (sábado)

Horário: 21h

Transmissão: A Inconfidência pode ser ouvida, em Belo Horizonte, na FM 100,9, em Minas Gerais pela AM 880 e, no mundo todo, pela internet: www.inconfidencia.com.br



Últimas