Recuperação da Avenida Filomena Cartafina, em Uberaba, já tem 10% dos serviços executados

Estimativa é que os seis primeiros quilômetros sejam concluídos até o final deste ano. Obra começou no final do mês passado

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Iniciada no final de setembro, as obras de recuperação das rodovias AMG-2595 e AMG-2510, mais conhecidas como avenida Filomena Cartafina, em Uberaba, no Triângulo Mineiro, já atingiram 10% de serviços executados. As equipes do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) começaram os trabalhos nos pontos mais críticos da via para melhorar as condições de tráfego antes da intensificação do período chuvoso. São executados serviços de fresagem, tapa-buracos, reciclagem da base e aplicação de capa asfáltica. A estimativa é recuperar seis dos 28 quilômetros do trecho até o fim do ano. Vale ressaltar que 24 quilômetros da rodovia serão duplicados. A previsão contratual de conclusão das obras é até setembro de 2023. Relevância A avenida Filomena Cartafina é uma importante via de acesso ao Distrito Industrial III de Uberaba, que abriga o maior polo de fertilizantes fosfatados da América Latina, entre outras plantas industriais. A estimativa é que cerca de 100 empregos diretos sejam gerados durante a revitalização da Filomena Cartafina. Os recursos do custeio da obra giram em torno de R$ 50 milhões e integram o Provias, maior pacote de obras rodoviárias da última década em Minas Gerais.  Recuperação Funcional A recuperação funcional de rodovias tem como objetivo restabelecer as condições iniciais do pavimento, recuperando assim suas funcionalidades. Trata-se de uma manutenção preventiva, feita antes de ocorrer o desgaste total, adiando a necessidade da realização de restauração. O serviço é realizado em três etapas, a começar com o tapa-buraco e remendos profundos, dependendo do caso, além do reperfilamento ou fresagem (colocação de uma nova camada de asfalto para nivelar e corrigir) do pavimento. Em seguida, é aplicada uma camada de revestimento asfáltico. O revestimento asfáltico é a camada superior destinada a resistir diretamente às ações do tráfego e transmiti-las de forma atenuada às camadas inferiores, impermeabilizando o pavimento, além de melhorar as condições de rolamento. A obra é finalizada com a pintura da sinalização horizontal, implantação de tachas refletivas no eixo e bordos, além da revisão da sinalização vertical com colocação de novas placas e o reestabelecimento dos dispositivos de drenagem. Provias 

O Provias, lançado em abril deste ano pelo Governo de Minas, tem como objetivo reverter a situação precária em que se encontram muitas rodovias mineiras devido ao baixo investimento realizado por gestões anteriores na manutenção das estradas. O programa vai beneficiar 100 intervenções em todas as regiões do estado. 

Dos R$ 2 bilhões em recursos destinados ao Provias, o valor de R$ 1,4 bilhão é proveniente do Acordo Judicial assinado com o objetivo de reparar danos decorrentes do rompimento das barragens da Vale S.A, que tirou 272 vidas e gerou uma série de impactos sociais, ambientais e econômicos na bacia do Rio Paraopeba e em todo o estado de Minas Gerais. 

Além disso, cerca de R$ 120 milhões têm origem no Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC) firmado entre o Governo de Minas e a Fundação Renova. O restante é fruto convênios e emendas parlamentares estaduais e federais, parcerias com empresas e convênios com prefeituras. 



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