Rede Minas comemora aniversário com nova grade de programação

Campanha “Contando Histórias pelos Caminhos da Mineiridade” reforça o compromisso de ser a vitrine do mosaico social e cultural do estado

Cena do programa Minas da Gente

A Rede Minas, emissora pública que integra a Empresa Mineira de Comunicação (EMC) e é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), celebra seus 37 anos com nova programação, mais dinâmica, diversa e cada vez mais próxima das raízes do estado. As comemorações começam nesta segunda-feira (6/12), quando estreiam novo programa e novas temporadas que dialogam com as cores, sabores, saberes, aromas e histórias da cultura popular: “Sabor & Afeto” (estreia), “Estações” (nova temporada), “Minas da Gente” (nova temporada), “Mulhere-se” (nova temporada), “Palavra Cruzada” (nova temporada).

Junto com as novidades na programação, os jornais diários (Jornal Minas 1ª Edição e 2ª Edição) e os programas “Meio de Campo” e “Opinião Minas” têm como cenário uma redação reestruturada, com novo desenho de iluminação e maior interatividade.

Histórias precisam ser contadas por quem as vivenciam. Em busca desse olhar, integrando os programas Reviva Turismo e Descentra Cultura, da Secult, as equipes de produção da Rede Minas percorreram milhares de quilômetros nos últimos sete meses. Entre os quase 300 destinos previstos, nessa primeira etapa foram 49 localidades retratadas pelo projeto Gerais+Minas.

As regiões foram escolhidas a partir do diálogo entre a EMC e a Secult com Instâncias de Governanças Regionais (IGR), Circuitos Turísticos, prefeituras, Associação Mineira de Municípios, Associação das Cidades Históricas de Minas e outras instituições.

“A nova programação da Rede Minas reflete nosso entendimento de que a Cultura e o Turismo, e todos os municípios, sobretudo os que estão distantes da capital, são fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico do Estado e para a geração de emprego e renda, cada um com suas tradições, paisagens culturais e naturais. São estas particularidades que, unidas, compõem a essência da mineiridade”, afirma o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira.

Sinal digital

Ele destaca, ainda, a importância da expansão do sinal digital para 470 municípios mineiros, fruto de cooperação entre o Governo de Minas, por meio da Secult e da EMC, e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), contemplando Minas Gerais no programa Digitaliza Brasil. “Contamos com a potência do audiovisual, um dos principais ativos de promoção turística de destinos em todo o mundo, que ganha reforço com a ampliação e democratização do acesso à TV digital, estando Minas Gerais entre os estados contemplados já na primeira fase do programa, o que corresponde a um montante de cerca de R$ 200 milhões em investimentos”, completa o secretário.

O presidente da EMC, Sérgio Rodrigo Reis, explica que, com o Gerais+Minas e a nova programação lançada, “a ideia foi transferir a capacidade de produção para o interior de Minas Gerais, em busca do que temos de melhor”. “O resultado é um rico e impressionante painel da diversidade cultural das paisagens e dos sotaques que sintetizam a nossa mineiridade”, destaca.

Novos olhares

Pelos caminhos que deslocam o olhar do centro para todas as regiões, a primeira parte da campanha de lançamentos dos novos conteúdos entrou no ar mostrando os vários sotaques, “causos” e imagens do que vem por aí. Ainda na interprogramação, um dos destaques, que já é um sucesso, é a série “Minas são Muitas”, que transformou a tela da TV e de suas redes sociais em uma galeria de exposição virtual de fotografias que apresentam as paisagens do estado pelas câmeras de artistas mineiros, com 20 vídeos já produzidos.

Além da inserção das novidades, programas tradicionais da Rede Minas, como Brasil das Gerais, Opinião Minas, Agenda e Cinematógrafo, vão para novos horários, alinhados aos perfis de público.

Divulgação / Rede Minas

Da mineiridade, quem pensa que sabe tudo, mesmo sendo mineiro, se engana, porque sempre tem um detalhe, uma forma de fazer aquela receita, ou uma forma de viver, que ensina muito. Todas as experiências capturadas pelas câmeras, nas gravações dos programas e em conversas de bastidores, estão reunidas no novo site “Gerais+Minas”, que serve vários aperitivos da nossa mineiridade, com toques de simplicidade e afeto.

É possível dar uma volta por lugares tradicionais e remotos, ter um gostinho de comidas típicas de diversas regiões e conhecer mineiros prontos para contar uma boa história (muitas vezes a deles mesmos). O site reúne diários de viagens das gravações feitas pelo estado; vídeos; fotos de bastidores e detalhes sobre cantinhos de Minas. O site www.geraismaisminas.mg.gov.br será atualizado constantemente, à medida que novos episódios e programas forem ao ar.

Confira a programação completa aqui.