Reforço na vacinação contra covid-19 para pessoas acima de 70 anos é anunciado em encontro nacional de gestores de saúde

Objetivo é a utilização do imunizante bivalente em moradores de instituições de longa permanência e imunossuprimidos. Proposta é, na sequência, expandir para outros públicos

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

O secretário de Estado de Saúde (SES-MG), o médico Fábio Baccheretti, participou nesta quinta-feira (26/1), em Brasília, do 1º encontro do ano da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), que reúne representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e Ministério da Saúde.

Na reunião da CIT foi anunciado o reforço na vacinação contra a covid-19 para pessoas acima de 70 anos, moradores de instituições de longa permanência e imunossuprimidos e com expansão para outros públicos na sequência. A vacina usada será a bivalente. Baccheretti informou que foi solicitado que essa vacina seja distribuída antes do final de fevereiro. Segundo o secretário, o Ministério da Saúde “fará um grande movimento junto aos estados e muncípios para recuperarmos os índices vacinais anteriormente alcançados”.

A partir de agora, Minas Gerais deverá aguardar a nota técnica com as recomendações e o repasse das doses por parte do Ministério da Saúde, para realizar a distribuição aos municípios mineiros.

Ascom Conass / Divulgação


Discussões

O encontro também abordou a portaria que institui a ampliação do acesso à reconstrução mamária em caso de mulheres com diagnóstico de câncer de mama submetidas à mastectomia total e a portaria que institui o Programa Nacional de Redução das Filas Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas, com investimento de R$ 600 milhões neste ano.

Fábio Baccheretti lembrou que Minas saiu na frente na realização de eletivas e lançou o programa Opera Mais, com a destinação de mais de R$ 200 milhões para incentivo à realização de cirurgias no estado. Até novembro de 2022, mais de 159 mil procedimentos foram realizados, número 17% acima de 2019, ano anterior a pandemia e que serve como um bom parâmetro para esta análise.

Integração

Na quarta-feira (25/1), Baccheretti esteve na 1ª Assembleia do Conselho Nacional do Secretários de Saúde (Conass). Estiveram presentes os gestores que assumiram as Secretarias Estaduais de Saúde em janeiro deste ano e os que foram reconduzidos. A ministra da Saúde, Nízia Trindade, acompanhada dos secretários da pasta e da representante da Organização Pan-Americana da Saúde, (Opas/OMS), Socorro Gross, participaram do encontro com os secretários.

Baccheretti, que também é vice-presidente do Conass, enfatizou a importância desta integração com as demais secretarias para o fortalecimento do SUS. O presidente do Conass e secretário de Saúde do Rio Grande do Norte, Cipriano Maia, observou que o início desta gestão, tanto para estados, como para a nova direção do Ministério da Saúde, traz muitas expectativas, principalmente em relação à retomada do diálogo tripartite respeitoso que se traduza em pactuação e acordos que fortaleçam o processo de construção e aprimoramento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para a ministra Nísia Teixeira, o Ministério da Saúde trabalha numa lógica interfederativa. “o Ministério da Saúde não vai trabalhar isoladamente. Não existe agenda do ministério sem a participação dos Conselhos, existe agenda do SUS”, enfatizou.

Socorro Gross, representante da Opas, reforçou a importância da governança do SUS com os estados. “Contar com a experiências de cada lugar do Brasil é fundamental para levar saúde de qualidade para a população brasileira”, disse.

Em Brasília, Fábio Baccheretti foi acompanhado pelo secretário adjunto da SES-MG, André Luiz dos Anjos, e pela chefe de gabinete, Marina Queiros Cury.



Últimas