Regional de ensino de Itajubá lidera ranking nacional de capacitação sobre segurança e cidadania digital

SRE tem o maior número de professores em curso sobre rotinas digitais. Ao todo, 173 professores da rede estadual de ensino poderão replicar conteúdos em sala de aula

  • ícone de compartilhamento

O Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Itajubá ficou em primeiro lugar no ranking nacional da Safernet Brasil, com o maior número de professores de uma mesma instituição habilitados no curso sobre "Segurança e Cidadania Digital". 

Ao todo, 173 professores que atuam em 36 escolas estaduais desta regional foram capacitados, o que significa um maior número de conteúdos sobre rotinas digitais sendo replicados em sala de aula. 

O curso é gratuito e está sendo realizado de forma on-line com suporte da Safernet Brasil, associação civil de direito privado sem fins lucrativos. Após as 40 horas/aulas, os professores poderão replicar os conteúdos nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio. 

Gabriela Belini Gontijo é professora de Química e de Tecnologia e Inovação do ensino médio na Escola Estadual Coronel Carneiro Júnior, e está encantada com o conteúdo. “É simplesmente maravilhoso. O material tem a linguagem do aluno, priorizando o bem-estar e a saúde mental. Interessante que todos os temas convergem para este ponto. Nós iremos, inclusive, no ano que vem, manter este material com este olhar. É uma abordagem mais reflexiva e acolhedora sobre os meios digitais”, pontuou a professora.

Etapas 

A coordenadora do NTE de Itajubá, Renata Abranches Osório, explica que a capacitação irá ocorrer em três etapas e abordará assuntos da realidade dos adolescentes. 

Os temas são: bem-estar e saúde emocional; rotinas digitais saudáveis; auto-imagem; comparação social; uso excessivo das redes sociais; segurança e privacidade na internet e legislação brasileira; rastros digitais; reputação on-line; respeito e empatia nas redes; cyberbullying; fakenews; relacionamentos seguros on-line e cidadania digital para todos. Os gestores, de acordo com o perfil de sua escola, indicaram quais seriam os professores. Segundo Renata Abrances,  no momento, há escolas em que cerca de 80% dos professores estão participando da capacitação.

“O mais importante da tecnologia é a utilização dela para a melhoria da aprendizagem. Essa parceria ampliou o nosso leque de capacitação na área tecnológica. O curso está atingindo os professores e, consequentemente, os alunos”, comemora o superintendente regional de ensino de Itajubá, Wagner Alexandre de Oliveira.

Sobre o projeto

A Disciplina Cidadania Digital foi criada pela Safernet Brasil e o Governo do Reino Unido, no contexto do Programa de Acesso Digital, como estratégia para apoiar as escolas na implementação de ações sobre o uso seguro, responsável, ético e positivo das tecnologias. 

O público-alvo, além dos professores, é formado por estudantes dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio. Atualmente, 148 escolas de dez estados do Brasil estão participando da capacitação.  



Últimas